Biologia e Medicina / Doenças Virais ( Caxumba e Varicela)

Doenças Virais ( Caxumba e Varicela)

Trabalho Universitário: Doenças Virais ( Caxumba e Varicela)
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Lorena  31 outubro 2011
Tags: 
Palavras: 769   |   Páginas: 4
Visualizações: 165

...

, é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, causada por um vírus, que de caracteriza por uma erupção ou rash de distribuição centrípeta, com lesões em vários estágios de desenvolvimento. Embora seja de evolução geralmente benigna, a doença é grave em indivíduos imunocomprometidos, especialmente com leucemia, adultos em geral e em recém-nascidos.

O herpes zoster é a reativação da fase latente do vírus.

AGENTE ETIOLÓGICO: Vírus da Varicella – Zoster (VZV)

MODO DE TRANSMISSÃO: De um indivíduo a outro, por contágio direto através das gotículas de muco ou saliva, através do ar. Indiretamente, por meio de objetos recentemente contaminados pelas secreções da pele ou mucosas das pessoas infectadas. A transmissão pode ocorrer através do portador de herpes zoster.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO: De 2 a 3 semanas; geralmente, de 13 a 17 dias.

PERÍODO DE TRANSMISSÃO: De 2 dias antes do surgimento da erupção até que todas as lesões tenham evoluído para crostas.

FATORES DE RISCO: Recém nascidos no primeiro mês de vida,especialmente se a mãe é soronegativa; Parto com menos de 28 semanas porque a transmissão de anticorpos transplacentária ocorre após este período; Varicela nos primeiros meses de gestação pode causar síndrome de varicela congênita, caracterizada por baixo peso, lesões cicatriciais de pele, hipotrofia de membros, anormalidade do globo ocular e retardo mental; Em adolecentes e adultos uso de corticóides, com câncer e imunodeficiência.

SINAIS E SINTOMAS: Hipertermia, prostração, cefaléia, anorexia, calafrios, mialgias e adenomegalia; esses sintomas podem desaparecer após o rompimento das erupções. As erupções iniciam-se com manchas avermelhadas na pele, nas mucosas, nos olhos e na vulva. As primeiras erupções são denominadas máculas, que evoluem para pápulas e, por fim, vesículas; estas evoluem e secam em aproximadamente 24 horas, formando crostas. Enquanto umas estão secando, outras estão se formando em novas regiões. Ocorre mais na cabeça, no tronco,

na palma das mãos e na planta dos pés.

COMPLICAÇÕES: A infecção cutânea das lesões por estafilococos e estreptococos são freqüentes quando cuidados higiênicos básicos, como não cortar as unhas, não são feitos.

A infecção pode levar a impetigo, furúnculos ou erisipela e ou servir de porta de entrada para infecções mais graves, como pneumonia, sepse, artrite ou osteomielite.

Pode ocorrer ainda: varicela hemorrágica, ataxia cerebelar, encefalite.

PROFILAXIA: A vacina do vírus atenuado vem sendo utilizada especialmente até 3 dias após a exposição, com o objetivo de previnir ou atenuar a doença. No Brasil, essa vacina não está disponível na rede de saúde.

Existe imunização passiva - com IGVZ – (imunoglobulina para varicela Zoster); porém, essa droga não está disponível no Brasil.

Em hospitais, é recomendado isolar os expostos, do 8 dia após a primeira exposição, até o 21 dia após a última exposição.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:

* Manter o ambiente limpo;

* Supervisionar e orienta ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias