Biologia e Medicina / Historia Do Oxigenio

Historia Do Oxigenio

Ensaios: Historia Do Oxigenio
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Paulo  28 outubro 2011
Tags: 
Palavras: 1668   |   Páginas: 7
Visualizações: 118

...

e de oxigênio libertado é muito baixa.

A principal fonte de oxigênio é a fotossíntese. Este mecanismo terá sido, primeiramente, levado a cabo por bactérias. Mecanismos de endossimbiose contribuíram para a passagem desta via metabólica para seres vivos, sucessivamente mais complexos até ao surgimento de plantas e algas. Dessa via metabólica o oxigênio é libertado como um produto da fotossíntese das moléculas de água, os prótons e elétrons que daí resultam servem para reduzir moléculas de C02 e formar moléculas orgânicas mais complexas.

Em termos de escala temporal, estas reações apareceram quase simultaneamente com uma outra via metabólica, a respiração, durante a qual há consumo de oxigênio. Daqui depreende-se que a produção de oxigênio seja quase nula. Por outras palavras, a evolução do oxigênio a partir da fotossíntese foi importante mas não o suficiente para oxidar a atmosfera.

Uma oxidação de grande escala requer o armazenamento a longo prazo, de substâncias redutoras, como o carbono orgânico. Tal depósito está presente na crosta. A sedimentação, o choque de placas (com enrugamento de sedimentos que passam a constituirás massas continentais) e a subducção constituem os três principais mecanismos de armazenamento de matéria orgânica. A dinâmica da litosfera é responsável pelo afundamento destes sedimentos bem como da matéria orgânica armazenada. Nas zonas de subducção todo este material atinge o manto, sofre aquecimento e origina magmas que são expelidos pelos vulcões. Durante estes episódios há emissões gasosas, a partir das quais ocorre devolução de parte dos componentes orgânicos à atmosfera. Deste modo, a matéria que sofre afundamento transporta consigo compostos redutores resultantes da oxidação

da água e que contribuem, em larga escala, para a oxidação da atmosfera. A quantidade de oxigênio, existente na atmosfera, depende da relação entre a concentração que se liberta durante a fotossíntese e a quantidade que se consome durante a respiração; assim, para se originar uma atmosfera rica em oxigênio, deve haver uma quantidade de matéria orgânica superior em afundamento àquela que é utilizada durante a respiração. O afundamento de elevadas quantidades de organismos, há 750 M.a., provocou a redução da matéria orgânica e o aumento do teor de 0xigénio na atmosfera. Esta variação pode ter estado na origem da explosão de vida animal do Câmbrico.

História da Água

A quase totalidade da água presente na Terra está aqui desde a origem do planeta. Começou com o Big Bang (15 bilhões de anos) Após o cataclismo o primeiro elemento formado foi o hidrogênio – o mais simples de todos os elementos da natureza. Lavoisier no século XVIII apelidou de “o pai da água” Durante os primeiros milh ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias