Biologia e Medicina / Medicina Ayurvedica

Medicina Ayurvedica

Artigos Científicos: Medicina Ayurvedica
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  regininha  16 junho 2013
Tags: 
Palavras: 3224   |   Páginas: 13
Visualizações: 65

MEDICINA AYUVERDICA

Trabalho de Introdução a Enfermagem do 1º Período do Curso de Graduação de Enfermagem, Campus Itajaí, da Universidade do Vale do Itajaí, sob orientação da Professora

Itajaí

2012

Sumário

Introdução..........................................................................................................04

1. Medicina Yauverdica ....05

Anexos..........................................................................................................13

Conclusão.....................................................................................................16

Referências..................................................................................................17

INTRODUÇÃO

O trabalho descrito nas paginas seguintes descreve os objetivos, as formas de utilização, e a maneira que a medicina ayurvédica (ou mais conhecida no senso comum como medicina natural ou medicina alternativa) pode ser utilizada nos dias atuais. Tem como objetivo esclarecer e a partir de sua apresentação para o grande grupo tornar a ayurveda mais conhecida e mostrar como ela pode melhorar a saúde e a vida de muitas pessoas, usando o poder da meditação, a aroma terapia, o conhecimento e uso das ervas, de como o homem esta fortemente ligada com a natureza e de como é imprescindível para sua saúde e seu bem estar ter uma harmonização completa do seu corpo.

1. MEDICINA AYUVERDICA

A Ayurveda é uma ciência milenar criada na Índia há pelo menos 5 mil anos. Assim, pode-se dizer que ela é a matriz da Medicina desenvolvida depois na China, no mundo árabe, em Roma e na Grécia. Palavra de origem sânscrita, significa Ciência, ‘veda’, da vida, ‘ayur’. Esta prática ainda é exercida entre os indianos e é reconhecida hoje como um sistema medicinal tradicional. Utiliza na sua

abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. "Dosha" é uma palavra sânscrita que significa "culpa" ou "transgressão". Enquanto este é o sentido literal, no contexto de cuidado à saúde seria mais apropriado traduzir "Dosha" como as "forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram". Através dele é possível a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com a milenar Medicina Ayurvédica.

Existem três ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias