TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A 100 Questões de Biologia

Por:   •  22/2/2024  •  Exam  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1

Considere duas situações hipotéticas:

1ª SITUAÇÃO: ― Maria manteve relações sexuais com dois irmãos, gêmeos dizigóticos(falsos), nascendo destas relações Alfredo.

2ª SITUAÇÃO: ― Paula engravidou ao manter relações sexuais com dois irmãos gêmeos monozigoticos (verdadeiros), nascendo Renato.

Abandonadas e tristes, ambas reclamam na justiça o reconhecimento de paternidade, determinando o juiz a realização dos testes de DNA. Após receber os resultados, a Justiça pronunciou-se sobre a paternidade de uma das crianças e ficou impossibilitada de pronunciar-se sobre a paternidade de outra.

A análise das situações nos permitir concluir que o exame de DNA:

  1. permitiu que o juiz identificasse Alfredo como filho de um dos gêmeos dizigóticos.
  2. permitiu identificar que era o pai de filho de Paula.
  3. não permitiu identificar quem era o pai do filho de Maria.
  4. não permitiu que o juiz identificasse Alfredo como filho de um dos gêmeos dizigóticos.
  5. permitiu que o juiz identificasse Renato como filho de um dos gêmeos monozigóticos.

Questão 2

Em todo o mundo, plantas transgênicas, como soja, milho, algodão, batata, tomate e muitas outras, já ocupam cerca de 40 milhões de hectares, sendo os principais produtores os Estados Unidos, a Argentina e o Canadá. Considere as afirmativas abaixo, que mostram os objetivos da manipulação genética das plantas cultivadas.

I. Desenvolver variedades de plantas resistentes a herbicidas ou a insetos.

II. Desenvolver variedades de plantas que produzam frutos com melhor textura e de amadurecimento lento.

III. Desenvolver variedades de plantas resistentes a geadas, acidez do solo e escassez de água.

Da análise das afirmativas acima podemos assegurar que:

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

Questão 3

O gráfico a seguir ilustra, de maneira hipotética, o número de casos, ao longo de 20 anos, de uma doença infecciosa e transmissível (linha cheia), própria de uma região tropical específica, transmitida por meio da picada de inseto. A variação na densidade populacional do inseto transmissor, na região considerada, é ilustrada (linha pontilhada). Durante o período apresentado, não foram registrados casos dessa doença em outras regiões.

[pic 1]

Sabendo que as informações se referem a um caso típico de endemia, com um surto epidêmico a cada quatro anos, percebe-se que no terceiro ciclo houve um aumento do número de casos registrados da doença. Após esse surto foi realizada uma intervenção que controlou essa endemia devido

  1. à população ter se tornado autoimune.
  2. à introdução de predadores do agente transmissor.
  3. à instalação de proteção mecânica nas residências, como telas nas aberturas.
  4. ao desenvolvimento de agentes químicos para erradicação do agente transmissor.
  5. ao desenvolvimento de vacina que ainda não era disponível na época do primeiro surto.

Questão 4

A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva. Disponível em: <http://www.diariodasaude.com.br>. Acesso em: 11 ago. 2010 [adaptado].

Cárie − 1. Destruição de um osso por corrosão progressiva.

* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 [adaptado].

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de:

  1. falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
  2. consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.
  3. redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
  4. uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
  5. consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.

Questão 5

Na Região Amazônica, diversas espécies de aves se alimentam da ucuuba (Virola sebifera), uma árvore que produz frutos com polpa carnosa, vermelha e nutritiva. Em locais onde essas árvores são abundantes, as aves se alternam no consumo dos frutos maduros, ao passo que em locais onde elas são escassas, tucanos-de-papo-branco (Ramphastus tucanos cuvieri) permanecem forrageando nas árvores por mais tempo. Por serem de grande porte, os tucanos-de-papo-branco não permitem a aproximação de aves menores, nem mesmo de outras espécies de tucanos. Entretanto, um tucano de porte menor (Ramphastus vitellinus ariel), ao longo de milhares de anos, apresentou modificação da cor do seu papo, do amarelo para o branco, de maneira que se tornou semelhante ao seu parente maior. Isso permite que o tucano menor compartilhe as ucuubas com a espécie maior sem ser expulso por ela ou sofrer as agressões normalmente observadas nas áreas onde a espécie apresenta o papo amarelo. PAULINO NETO, H. F. Um tucano “disfarçado”. Ciência Hoje, v. 252, p. 67-69, set. 2008 [adaptado].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (177.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com