TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REFORMA LUTERANA

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal Do Piauí Campus Floriano[pic 1]

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

A REFORMA DE LUTERO

FLORIANO-PI

2017

Introdução

A REFORMA LUTERANA

        No inicio de tudo as manifestações aconteceram por meio de protestos da população que não aceitavam as doutrinas impostas pela igreja católica, sendo que a igreja exigia muitos dos seus fieis em questão do dizimo. Mas, contudo não eram só esses os problemas encontrados por eles naquela determinada época, tinha vários outros motivos que faziam com que a revolta acontecesse a qualquer momento.

        Lutero tem uma fundamental importância nesse contexto histórico, ele era um monge, teólogo e líder da reforma protestante, onde ensinava as suas práticas, e percebeu que dentro da igreja havia coisas erradas que não se descrevia na bíblia, ele saiu à procura de respostas para algumas de suas indagações e teve suas respostas. Lutero resolveu lutar pelos direitos dos cristãos correndo o risco de morte, mas ele nunca voltou atrás de suas ações, escreveu uma carta em que avisa ao papado sobre os erros vistos por ele, achando que os integrantes do papado não sabiam, então foi onde ele viu que o papado e a igreja estavam juntos comet0endo indulgencias com os que realmente acreditavam que seus pecados seriam perdoados através de papeis vendidos por eles.

Desenvolvimento

        Ele não ficou satisfeito com tudo isso e resolveu enfrentar a todos e tudo para defender o que havia escrito na sagrada escritura que era a bíblia na qual é conhecida nos dias atuais. Ele confrontou a Alemanha escrevendo teses que visavam algumas melhoras da igreja católica e a colocou na porta da igreja para que todos pudessem ter acesso a elas, mas seus seguidores cristãos achando que estava pouco e produziram vários panfletos e distribuíram na cidade.

Em um dos seus textos, sobre a salvação pela fé, Lutero escreveu:

“Não se tão se trata aqui apenas dos pecados cometidos por atos, por palavras ou por pensamentos, mas igualmente do pendor paras ou por pensamentos, mas igualmente do pendor para o mal. E é um erro que esse ma possa ser debelado pelas ações, vista a experiência provar que, não o bastante todas as boas ações, essa cobiça do mal subsiste e que ninguém dela esta insento, até mesmo uma criança de um dia [...].

        Isso fez com o inicio de vários desencontros entre ele, a igreja e o papado acontecessem e foram assim que começou as manifestações protestantes dando inicio a uma nova era de rebeliões e conflitos em que Lutero foi obrigado a pedir clemência diante de todos acima dele, mas ele se recusou mediante a todos e por isso foi procurado pelo papado com pedido de morte, mas ele foi resgatado pelo príncipe da Saxônia que a escondeu no castelo de Wartburg, nesse período em que ele se manteve escondido pegou as escrituras e foi traduzindo do Latim para o Alemão.

        Depois que ele percebeu que já podia sair de seu esconderijo foi de volta à cidade e entregou a bíblia traduzida para a Alemã ao príncipe que sempre esteve ao seu lado, assim foi acontecendo várias mudanças nas igrejas e Lutero foi o ponto crucial para todos os acontecimentos que mudaram a religião católica que é nos dias de hoje.

        Podemos dizer então que as reformas que aconteceram dentro da igreja foram fundamentais, pois, ela é a base que temos para que se tenha uma boa formação sobre o que aconteceu antes em toda a história contribuindo para a educação e cultura de toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com