TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Motor Em Adolescente

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Motor Em Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  5.474 Visualizações

Página 1 de 5

ADOLESCÊNCIA

A adolescência dura quase uma década, aproximadamente dos 12 ou 13 anos até o inicio dos 20 anos. Não há definição clara para seu ponto de inicio ou fim (PAPALIA, 2006). Geralmente considera-se que a adolescência inicia na puberdade, o processo que leva à maturidade ou fertilidade a capacidade de reprodução.

Sabemos que a puberdade ocorre em idades diferentes entre meninos (9 a 14 com media de 12) e meninas (8 a 13 com media 11) e que esta pode "classifica-los" em três grupos, pré-pubere (antes de ocorrer à puberdade), púbere (quando ocorre a puberdade) e pós-pubere (após a puberdade).

DESENVOLVIMENTO MOTOR

Discorrendo sobre desenvolvimento motor, este é definido como um processo iniciado na concepção e cessado na morte, pelo qual os seres humanos atingem sua capacidade funcional através de transformações qualitativas; o seu estudo analisa as mudanças funcionais ocorridas num organismo (GALLAHUE; OZMUN, 2003).

As mudanças no tamanho do físico e da aparência são manifestações visíveis de mudanças complexas no desenvolvimento. São alterações morfológicas e fisiológicas que acontecem na infância. Essa mudança é um processo contínuo e a variação do crescimento da criança não é uma constante. O desenvolvimento físico pode mudar, pois ele é caracterizado por variações consideradas normais entre a idade e o sistema orgânico envolvido.

Para Malina (2004) o desenvolvimento motor é o processo através do qual a criança adquire padrões de movimentos e habilidades, sendo este um processo contínuo de modificações que envolvem a interação de vários fatores, tais como, maturação neuromuscular, crescimento físico e características do comportamento da criança, tempo de crescimento, maturação biológica e desenvolvimento comportamental, os efeitos residuais de experiências prévias do movimento e as novas experiências de movimento.

GALLAHUE (1989) citado por PAIM (2003) mostra que, para se chegar ao domínio de habilidades motoras em diversas áreas, é necessário um longo processo, no qual as experiências com habilidades básicas (movimentos fundamentais) são de fundamental importância.

• Estágio de Aplicação

Na adolescência, o comportamento motor esperado é caracterizado pela fase de habilidades motoras especializadas. A fase de movimentos especializados possui mais dois estágios, aplicação e o estágio de utilização permanente, considerados os últimos nesta fase. No estágio de aplicação, que ocorre aproximadamente dos 11 aos 13 anos, a sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tornar numerosas decisões de aprendizagem e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. O indivíduo começa a tomar decisões conscientes a favor ou contra sua participação em certas atividades. Esta é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades e liderança e em esportes escolhidos.

• Estágio de Utilização Permanente

O estágio de utilização permanente da fase especializada de desenvolvimento motor começa por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta. O estágio de utilização permanente representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida. Fatores como tempo disponível, dinheiro, equipamento, instalações e limitações físicas e mentais afetam esse estágio. Entre outros pontos, o nível de participação de um indivíduo em certas atividades dependerá do talento, oportunidades, condições físicas e da motivação pessoal. O nível de desempenho permanente de um indivíduo pode variar desde o status profissional e olímpico até competições universitárias e escolares, incluindo a participação em habilidades organizadas ou não organizadas, competitivas ou cooperativas, esportivas recreacionais ou da simples vida diária.

Para Rosa Neto (2002), o movimento constitui-se na satisfação de uma necessidade suscitada pelo meio em que o indivíduo vive, e é através dessa satisfação que se alcança a sobrevivência e o desenvolvimento.

O comportamento motor na adolescência

Na adolescência, o comportamento motor esperado é caracterizado pela fase de habilidades motoras especializadas. Depois que crianças alcançam o estágio maduro de um padrão motor fundamental, poucas alterações ocorrem. As mudanças ocorrem na precisão, na exatidão e no controle motor, porém não no padrão motor. O início da adolescência é marcado pela transição e a combinação dos padrões motores maduros. Nesta fase as crianças começam a enfatizar a precisão e a habilidade de desempenho em jogos e movimentos relacionados aos esportes. A habilidade e a competência são limitadas, a segunda fase da adolescência é marcada pela autoconsciência dos recursos físicos e pessoais e suas limitações, e por isso concentra-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com