Fisioterapia Respiratória
Tese: Fisioterapia Respiratória. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ketelem • 21/5/2013 • Tese • 434 Palavras (2 Páginas) • 724 Visualizações
1- O que é Fisioterapia Respiratória?
A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório, tais como: asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose
2- Para que serve a fisioterapia respiratória?
A fisioterapia respiratória serve para melhorar o aporte de oxigênio para todo o organismo. O objetivo sempre será liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão.
3- Quais são as principais doenças respiratórias?
As principais doenças respiratórias são: doenças pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, fibrose cística, bronquiectasia, pneumonia, edema agudo de pulmão, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), fibrose pulmonar, atelectasia, pneumotórax, hemotórax, derrame pleural, tuberculose e embolia pulmonar.
4- Quais as causas das doenças respiratórias?
As causas são diversas e nem sempre podem ser prontamente esclarecidas. Elas são variáveis e envolvem alterações genéticas como por exemplo fibrose cística, problemas alérgicos como asma, maus hábitos de vida como DPOC ou traumas como hemotórax.
5- Quais os principais sintomas das doenças respiratórias?
Os sintomas, assim como suas consequências dependerão da doença de base, mas a maioria dos pacientes apresentam dispneia (sensação de falta de ar), acúmulo de secreção nas vias aéreas, dificuldades para realizar atividades do dia a dia (baixa resistência aeróbica), tosse, dores no peito ou chieira torácica. As consequências podem ser sistêmicas, como infecções, emagrecimento rápido e fraqueza muscular geral.
6- Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias?
A fisioterapia vai prevenir complicações como infecções ou aceleramento da doença. O tratamento tem por objetivo a higiene das vias aéreas com exercícios para eliminar secreção, melhorando a capacidade respiratória do indivíduo e seu bem estar geral. Os exercícios também visam trabalhar a força e resistência da musculatura respiratória, melhorar a postura do paciente otimizando a função de todo o aparelho pulmonar e estimular uma reabilitação ampla de todos os aspectos físicos, sociais e emocionais do paciente, para que o mesmo retorne à sua vida normal com qualidade e independência. Em casa, o tratamento é individualizado tornando a sessão mais rica e produtiva para otimização da função e aumento da participação de toda a família no processo de reabilitação.
7- Quando indicar a Fisioterapia Respiratória?
A Fisioterapia Respiratória tem grande indicação nos casos de pacientes com crises repetidas de asma e bronquite, principalmente se ocorre intensa produção de secreção dentro dos brônquios, situação essa que poderia levar a quadros associados de pneumonia
.
8- Qual o papel da fisioterapia na UTI?
Na UTI, a Fisioterapia Respiratória tem um caráter mais dinâmico e objetivos
...