TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LASERTERAPIA NA ESTÉTICA

Trabalho Universitário: LASERTERAPIA NA ESTÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 4

DATA: 14/03/2011

Confira artigo sobre Laser terapia na Estética do professor Ismael Cação.

LASERTERAPIA NA ESTÉTICA

por Ismael Cação

Resumo:

Os laseres de baixa intensidade de potência têm sido utilizados na área de saúde (Medicina, Odontologia, Fisioterapia), com sucesso nas terapias que requerem aceleração em processos de cicatrização, ação analgésica e biomodulação tecidual.

Na Estética, tais efeitos têm proporcionado resultados maravilhosos, isoladamente ou associados a outros equipamentos, com benefícios que revolucionam a comunidade científica, no que diz respeito não só a velocidade como a qualidade da resposta biológica.

Palavras-chave: Inflamação. Fototerapia. Biomodulação.

Tendo como principal função a manutenção da Vida, a Inflamação reúne um conjunto de eventos orgânicos (alterações vasculares, neurológicas, hormonais e celulares) em respostas a qualquer forma de agressão. Todos esses fatores, levam ao indivíduo, um processo de cicatrização que repara células e tecidos lesionados.

Valendo-se deste conceito biológico, uma quantidade importante de produtos (ácidos para peeling) e equipamentos (carboxiterapia, radiofreqüência, luz intensa pulsada, laser de alta intensidade de potência, etc), têm sido utilizados, na Estética, buscando promover lesões controladas de células e tecidos, com a finalidade de despertar, no organismo, respostas inflamatórias que precipitem diferenciação celular, mitose e formação de substancias pré-formadoras de tecidos. Desta forma, consegue-se desencadear uma série de eventos capazes de estimular a produção de tecido conjuntivo, epitelial, aumento da circulação periférica, etc. Assim, através dessas reações biológicas, é que se baseiam, grande parte dos tratamentos fundamentados na estética e busca pela beleza e jovialidade.

Diante de todas essas considerações, é que tem ganhado força, nesse arsenal de tratamentos estéticos, a utilização de algumas luzes especiais que têm capacidade de biomodular respostas celulares e teciduais, aumentando a produção de energia (ATP) e controlando os aspectos negativos da inflamação: a Fototerapia.

Conceito que se estabelece a partir da absorção dessas luzes por cromóforos específicos (substâncias fotorreceptoras), transformando essa energia luminosa em energia química para as células e tecidos. Por conseqüência, estabelece-se uma interação luzes terapêuticas - tecidos, que desencadeiam uma série de respostas orgânicas que se traduzem em ação analgésica, estímulo ao metabolismo celular, aumento de circulação periférica, ativação da rede ganglionar, alteração na permeabilidade da membrana plasmática, com maior absorção de nutrientes e cosméticos, quebras de ligações químicas de substancias que escurecem a pele, eliminação de microrganismos específicos ( como aqueles presentes na acne e onicomicoses), estímulo ao metabolismo de proteínas (Superóxido dismutase) que combatem radicais livres do oxigênio, etc.

Por tudo isso, é que, atualmente, os sistemas que compõem essas luzes (Laser de baixa intensidade de potência e Leds) com potências mínimas adequadas, têm trazido, de forma segura, uma melhora impressionante na qualidade dos tratamentos. Podendo ser utilizados isoladamente ou associados a produtos e equipamentos, biomodulando e acelerando respostas do organismo, capazes de aumentar mitose, diferenciação e metabolismo celular, formação de fibras colágenas, nutrição e hidratação.

Hoje, com capacitação, os profissionais da Estética, que utilizam de forma adequada a Fototerapia, têm se diferenciado nos resultados de tratamentos (acne, alopecia, marcas de expressão, estímulo ao colágeno, celulite, estrias, drenagem linfática, pós operatório cirúrgico, prevenção de quelóides, micropigmentação, onicomicoses, clareamento de manchas de pele, combate aos radicais livres do oxigênio, dentre outras), proporcionando aos Clientes e Prospects, terapias sem invasividade, indolor, sem efeitos colaterais, integração social imediata com, conseqüente, aumento do Valor Terapêutico, Valor Agregado e Fidelização do Cliente.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com