TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Biologia

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo dirigido - A1: Respostas

  1. Todo ser vivo é composto da seguinte forma:

COMPOSIÇÃO QUÍMICA MÉDIA DOS SERES VIVOS: 65,4% hidrogênio; 25,6% oxigênio; 7,5% carbono; 1,25% nitrogênio; 0,24% fósforo; 0,06% enxofre; 0,001% outros (sódio, magnésio, cloro, potássio, cálcio, manganês, ferro, cobre e iodo).  ORGANIZAÇÃO CELULAR: todo ser vivo é formado por células. REPRODUÇÃO: processo importante para a manutenção da espécie, pois ocorre aumento no número de indivíduos. METABOLISMO: conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia. CRESCIMENTO: o crescimento verificado nos seres vivos decorre da incorporação e da transformação de matéria, sendo consequência da nutrição e do metabolismo. EVOLUÇÃO: os seres vivos podem sofrer modificações ao longo do tempo, por meio de processos que os levam a maior adaptação ao meio. REAÇÃO: todos os seres vivos têm capacidade de perceber estímulos e reagir a eles. MOVIMENTO: a percepção e a reação desencadeiam nos seres vivos um movimento - variação da posição de um corpo no decorrer do tempo em relação a um sistema de referência.

  1. a) Os grupos de seres vivos que possuem células procariontes são as bactérias, sendo incluídas também nesse grupo as algas azuis ou cianofíceas (cianobactérias). Já os grupos de seres vivos que possuem células eucariontes são os animais, vegetais, protozoários, fungos e as algas (exceto as algas azuis, pois são consideradas bactérias).           

b) As células procariontes possuem uma estrutura mais simples, e não possuem núcleo separado, desta forma o DNA fica solto no citoplasma. Apresentam apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas. A troca de substancias com o ambiente externo e a proteção é realizada pela parede celular. Tem funcionamento simples.

 Já as células eucariontes possuem estrutura celular mais complexa do que as células procariontes. Apresentam membrana plasmática, responsável pela troca de substancias com o meio externo e proteção. Apresentam também várias organelas no citoplasma, responsáveis por realizar diversas funções na célula. Além do fato de o material genético (material cromossômico) ficar dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), e portanto, separado do citoplasma.

  1. Não, pois apenas as células eucariontes possuem núcleo delimitado. Nas células procariontes o material genético desses organismos, geralmente se constitui de um único filamento emaranhado de DNA circular (ácido desoxirribonucleico) e este encontra-se mergulhado no hialoplasma da célula. Logo, apenas o que é comum a todas as células são a membrana celular e o citoplasma.
  2. O citosol é o líquido que preenche o citoplasma, é constituído por água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares, o citosol é mais viscoso, tendo a consistência gelatinosa, na parte central da célula, o citosol tem consistência mais fluida. O citoplasma é o espaço intracelular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares.
  3. As células eucarióticas são ricas em membranas, e devido a isso formam compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas nas próprias células. Além disso, existem grandes diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentos. Então, além de aumentar a eficiência metabólica, a separação de atividades permite que as células eucariontes atinjam maior tamanho, sem prejuízo de suas funções.
  4. As organelas são: Mitocôndria (respiração celular e produção de energia), Complexo de Golgi (secreção de proteínas), Centríolos (divisão celular), Ribossomos (sintetização de proteínas), Lisossomos (digestão e renovação celular), e Retículo Endoplasmático liso e rugoso (produção de lipídios, desintoxicação, armazenamento de substancias e produção de proteínas).
  5. a) Os seres vivos do Reino Animalia. Os seres vivos do Reino Plantae.

b) O que diferencia a célula animal de uma vegetal é a ausência de cloroplastos, vacúolos grandes e parede celular, além da presença de lisossomos e centríolos, estruturas essas que só são encontradas em célula animal.

      8) (F) Pois, ele pode ser eucarionte, uma vez que a bactéria é um ser unicelular, eucarionte.

      (F) Pois, ele pode ser procarionte, uma vez que os protozoários são seres unicelulares, e procariontes.

     (V) Pois, seres unicelulares podem ser tanto procariontes, quanto eucariontes, como é o caso das bactérias (eucariontes), e dos protozoários (procarionte).

    (F) Pois, ser um ser unicelular não o delimita a ser apenas procarionte ou eucarionte. Ex.: Algas azuis ou cianofíceas (procariontes), e as Algas (eucariontes).

    9)  c.

   10) b.

11) d.

12) b.

13) É o conjunto de reações químicas que ocorrem nos organismos, como por exemplo, nutrição, respiração, fotossíntese.

Metabolismo autotrófico: organismos capazes de sintetizar as substâncias nutritivas por ele requeridas a partir de substâncias inorgânicas obtidas do seu ambiente. São exemplos de seres autotróficos: algumas bactérias, algas e vegetais. Os processos biológicos utilizados pelos autotróficos são: Fotossíntese: a conversão da energia luminosa em energia química. A produção de carboidratos a partir de dióxido de carbono (CO2) e água na presença de clorofila usando energia luminosa. Quimiossíntese: é o processo no qual os organismos utilizam o dióxido de carbono (CO2) como uma fonte de carbono. A obtenção de energia para sua redução é feita pela oxidação aeróbica de substratos inorgânicos (frequentemente sulfeto de hidrogênio) para síntese de compostos orgânicos. Os químio-autótrofos são quase exclusivamente bactérias.

Metabolismo heterotrófico: Organismos que não podem produzir compostos orgânicos e assim alimentam-se de matéria orgânica originada de outros organismos. Ex.: animais, alguns fungos e algumas bactérias e protistas.

14) Anabolismo: primeira fase do metabolismo, na qual ocorre a síntese das substâncias orgânicas e a sua devida incorporação ao patrimônio celular. Processo químico de construção da matéria viva, que ocorre em nível celular. Fase de assimilação do metabolismo celular. Ex.: fotossíntese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com