TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Sem Tempo

Artigo: Trabalhos Sem Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Na busca de biotécnicas economicamente viáveis para a melhoria da eficiência reprodutiva na pecuária, objetivou-se melhorar e maximizar o rebanho da fazenda “Estância”, com a introdução da técnica de inseminação artificial em tempo fixo, IATF. Tendo como justificativa a raça nelore, sendo esta técnica, melhor empregada a esta raça, controle de nascimentos, melhora no manejo e uniformidade da produção.

Palavras chave: Inseminação Artificial, IATF, Melhoramento da Produção de Gado Nelore.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2. CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO.................................................................05

3. MENEJO E INSEMINAÇÃO 10 NELORES ADQUIRIDOS...................................06

4. PROTOCOLO........................................................................................................07

5. MANEJO................................................................................................................08

6. CONSIDERAÇOES FINAIS...................................................................................08

7. REFERENCIAS......................................................................................................09

INTRODUÇÃO

A IATF é uma biotécnica que visa aumentar a produtividade principalmente nos rebanhos de cria (Gottschall et. al., 2009). Conforme Gottschall et al. (2008), a IATF permite antecipar a concepção e a parição dentro das respectivas estações reprodutivas, além de aumentar a probabilidade de nova prenhez na estação subsequente e concentrar os nascimentos.Vários protocolos têm sido utilizados na IATF em bovinos, com bons resultados (Gottschall et al., 2009). Segundo Bó et al. (2002) e Baruselli et al. (2006), os protocolos para a IATF objetivam induzir a emergência de uma nova onda de crescimento folicular, controlar a duração do crescimento folicular até o estágio pré-ovulatório e induzir a ovulação sincronizada simultaneamente nos animais do programa.

Os benefícios da IATF são notórios, principalmente na organização do rebanho por meio da programação da parição e uniformidade de lotes, associada ao melhoramento genético. Além disso.

• Facilita o teste de progênie em diferentes condições ambientais e de manejo, que aumenta a acurácia de seleção e acelera a introdução de novos processos genéticos;

• Controle de doenças;

• Aumenta o número de descendentes de um reprodutor superior com maior capacidade que seu progenitor;

• Antecipar a prenhez, reduzindo o intervalo entre partos e aumentando o número total de bezerros nascidos.

CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO

O gado a ser utilizado é da raça nelore puro de origem, a fazenda possui uma média de 300 vacas em regime de IATF, podendo ser inseminadas é um único dia uma média de 400 vacas. Portanto a qualidade da técnica não será prejudicada pelo demanda, vacas versos inseminador.

Visando minimizar a observação do cio e aperfeiçoar o manejo de uso de mão de obra foram desenvolvidos protocolos de sincronização da ovulação, que além de auxiliarem na indução da ciclicidade permitem a IA, de todos os animais, em horário pré- estabelecido, diminuindo assim o uso da observação do cio, permitindo também o uso em grupo dos animais.

É importante salientar o controle computacional ou a utilização de fichas para melhorar a obtenção de dados relativos ao desenvolvimento da técnica. Portanto as fêmeas devem ser identificadas com números individuais, pois todo o processo dependerá do manejo existente, da qualidade do sêmen utilizado e do inseminador.

Outro ponto importante é determinar a estação de monta para as novilhas primíparas sendo neste caso 30 dias antes das vacas multíparas.

MENEJO E INSEMINAÇÃO 10 NELORES ADQUIRIDOS

Os programas de IATF seguem a lógica de iniciar uma onda folicular sincronizada em todos os animais, controlar a duração da fase luteal e o crescimento folicular com um dispositivo de progesterona até o estágio pré-ovulatório, e depois, sincronizar a ovulação retirando a progesterona exógena (dispositivo) e endógena (prostaglandina F2α) e, por fim, aplicando um indutor de ovulação para definir o momento desta.

Para incorporar as 10 vacas adquiridas recentemente do criatório, devemos partir do pressuposto de que não conhecemos a fisiologia destes novos organismos, para tanto, devemos analisar principalmente se as mesmas estão “vazias” ou prenhas, um segundo ponto é o escore corporal, sabemos o quanto este relacionado com a taxa final de prenhes. A avaliação do escore corporal (ECC) é uma forma simples de se ter noção da resposta aos programas reprodutivos. segue a tabela 1 para análise.

Tabela 1 - Pesos Recomendados para Novilhas no Início da Estação de Monta

Nível Nutricional

Peso Recomendado

Considerando Peso Adulto de 500 Kg.

Ótimo 50-55 % do Peso Adulto 250-275 Kg.

Bom (Adequado) 60-70 % do Peso Adulto 300-350 Kg.

Sub Ótimo (Inadequado) 75-80 % do Peso Adulto 375-400 Kg.

FONTE: Spire & Spire

Podemos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com