TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de métodos de contracepção

Trabalho acadêmico: Uso de métodos de contracepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Por contracepção entende-se a prevenção da gravidez auxiliada por métodos contraceptivos.

Os métodos contraceptivos, aliados a uma política de planeamento familiar, são essenciais para a diminuição do crescimento da população humana.

Fig.1: Relação entre a quantidade de indivíduos existente e a quantidade de indivíduos possível sem planeamento familiar nem métodos contraceptivos.

Actualmente existem dois tipos de métodos contraceptivos:

-os métodos naturais;

-métodos barreira;

-métodos hormonais;

-esterilização cirúrgica

-contracepção de emergência

À excepção da abstinência sexual, nenhum método é 100% eficaz, porém esta eficácia poderá ser melhorada com a combinação de dois ou mais métodos simultaneamente.

Fig. 2: Combinações de métodos contraceptivos.

Os métodos contraceptivos são utilizados com a finalidade de impedir a ocorrência de gravidez e podem intervir de três formas distintas:

. impedir a libertação dos gâmetas a partir das gónadas;

Fig.3: Libertação de gâmetas: ovulação.

. impedir o encontro dos gâmetas (fecundação);

Fig.4- Fecundação

Fig.5: “Implantação” refere-se a nidação.

Métodos Contraceptivos Naturais

Os métodos contraceptivos naturais baseiam-se na determinação do momento provável da ovulação e na abstinência de relações sexuais nos dias que rodeiam esse acontecimento. Desta forma, impedem o encontro entre os gâmetas, oócito e espermatozóide, ou seja, impedem a fecundação.

Deste tipo de contracepção fazem parte:

-Método do Calendário/Ritmo

-Avaliação diária da temperatura

-Método de Billings ou do muco cervical

-Método Sinto-térmico

-Coito Interrompido.

Deve ser tido em consideração o facto de que, estes métodos, não previnem as DST e não têm qualquer tipo de efeito secundário por não consistirem na ingestão ou absorção de substâncias químicas.

Método do Calendário

O Método do Calendário, também conhecido como Método do Ritmo consiste no registo da duração do ciclo menstrual durante cerca de um ano para ser conhecida a média (cerca de 28 dias) de dias do ciclo referido e com estes dados determinar o dia da ovulação e abstinência de relações sexuais no período compreendido entre quatro dias antes e três dias depois da ovulação.

Fig.6: Método do Calendário./Avaliação do ciclo menstrual.

Este método é falível uma vez que em situações de stresse e/ou ansiedade podem ocorrer alterações no normal funcionamento da regulação do sistema reprodutor feminino, alterando a suposta data de ovulação.

Avaliação diária da temperatura

Este método consiste apenas na medição diária da temperatura basal em repouso e na determinação do momento da ovulação pelo aumento da temperatura (cerca de 0,5ºC) que a precede.

Este aumento de temperatura é resultado do aumento dos níveis de progesterona, que tem efeito termogénico. O método permite, através da medição diária da temperatura basal, a determinação da fase infértil após a ovulação.

Fig.7: Comparação entre a variação da temperatura e o ciclo uterino e relação com a ovulação.

A temperatura basal pode ser afectada caso não tenham existido por parte da mulher pelo menos 3 horas de sono consecutivo depois de uma relação sexual, caso tenha tido episódios de febre ou se ingeriu álcool na noite anterior.

Método de Billings ou do muco cervical

Este método consiste na observação das características do muco cervical (secreção produzida no colo do útero através das criptas cervicais), que por ação hormonal sofre alterações ao longo do ciclo menstrual, e abstinência de relações sexuais quando este se apresenta elástico, de consistência gelatinosa e aparência viscosa, sendo que durante o período não fértil é mais fluido e transparente.

Fig. 8: Alterações visíveis no muco cervical ao longo do ciclo menstrual.

Método Sinto-térmico

Este método resulta da observação conjunta de todos os métodos anteriormente apresentados (Método do Calendário, Avaliação diária da temperatura e Método de Billings) que permite com maior fiabilidade a determinação do período fértil da mulher.

O Método Sinto-térmico poderá estar também relacionado com os “sintomas” característicos do início da menstruação como a dor abdominal, variações de humor e seios e barriga inchados.

Fig.9: Exemplo da avaliação feita no Método Sinto-Térmico.

Caso a mulher não esteja perfeitamente à vontade com os três métodos precedentes não deverá utilizar este, uma vez que o conhecimento dos anteriores é crucial para a maior fiabilidade deste.

Tal como os métodos acima descritos, este, como união desses, também pode sofrer pelas alterações da regulação hormonal da mulher, diminuindo a sua eficácia em resultado de ingestão de álcool, perturbações nas horas de sono, situações de ansiedade e stresse, entre outras.

Coito Interrompido

O coito interrompido consiste na remoção do pénis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com