TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sacarose na Bioquímica

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Sacarose é uma substância química extraída da cana-de-açúcar, da beterraba e de algumas frutas, podendo ser utilizada na produção do “açúcar de mesa” e de outros produtos adocicados, como geleias, xaropes e doces. A sacarose é classificada como um dissacarídeo, e sua fórmula química é C12H22O11. (LENZ; HARTEL, 2005).

A sacarose é hidrolisada com grande facilidade com ácidos diluídos, resultando na reação o açúcar o invertido, isto é, a mistura equimolar de D-Glicose e D-frutose, que é levogino porque a frutose possui rotação especifica negativa mais alta que a rotação especifica positiva da glicose.  (LENZ; HARTEL, 2005).

Brix é uma escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis em uma solução de sacarose. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açucares em sucos de fruta, vinhos e na indústria de açúcar. A escala de brix, criada por Adolf F. Brix (1798-1870), foi derivada originalmente da escala de Baliing, recalculando a temperatura de referência de 15,5Cº. (LIMA,2017).

Objetivo:

A partir de uma curva analítica construída pelos alunos e através de um refratômetro, determinar a quantidade de sacarose em uma solução desconhecida.

Materiais:

  • Balão Volumétrico;
  • Pipeta Pasteur;
  • Espátula;
  • Balança Semi-analitica;
  • Refratômetro;
  • Papel Toalha.

Metodologia:

Foi realizado o cálculo para verificar a quantidade de massa necessária para a solução a ser preparada, após foi dissolvido o açúcar em água até completar o menisco do balão volumétrico de 100 ml.

Em seguida foi agitado o mesmo afim de misturar a solução e foi medido com o auxilio do refratômetro, o brix para medir a porcentagem de sacarose na solução.

Resultado e discussões:

Após pesado as concentrações foram possíveis encontrar o brix de cada solução sendo que na de 8 g o brix encontrado na mesma foi de 8,4 e na de 6g o brix foi de 6,55 assim podendo passar as informações para planilha do excel,na forma de um gráfico de expressão X Y. Foi traçado a linha de tendência da dispersão com interseção em Y=o e a partir dessa linha, foi determinado a equação da reta e ajusto linear conforme  anexo 1.

Com preparo de 11 soluções padrão com suas respectivas concentrações, na qual, eram precisos para se obter a massa necessária a ser pesada e dissolvida em determinado volume de água.

Inicialmente neste caso foram utilizados para as amostras 4 e 5 o volume de 100ml.

Massas obtidas:

Amostra 4:   0,06g/ml= m/100               m= 6g

Amostra 5:   0,08g/ml= m/100              m= 8g

Pode-se observar que após aderir as informações dos brix das concetrações diferenciadas dos demais colegas, foi possivél encontrar o brix da concentração desconhecida de 6,8 % em  seguida, com a equação formada pela reta obteve-se a concentração de solução de açucar que possuia na desconhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com