TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Bioquímica

Por:   •  12/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Bioquímica

Prof. MSc. Rodrigo Alves do Carmo

ICA 1

  1. Explique os resultados do teste do efeito tampão:
  1. Adição de NaOH nos tubos 1 e 2
  2. Efeito de soprar com pipeta de ponta fina nos tubos 1 e 2
  3. Adição de HCl nos tubos 3 e 4.
  1. O teste de Seliwanoff permite diferenciar aldoses de cetoses, conforme o resultado da cor observada após a reação.Explique a diferença na coloração dos tubos observados na aula prática, conforme o tipo de carboidrato presente nos mesmos.
  1. No teste de Benedict alguns carboidratos, os chamados redutores, são capazes de reduzir os íons Cu2+ a Cu+, formando um precipitado vermelho tijolo. Explique a diferença na coloração dos tubos observados na aula prática, conforme o tipo de carboidrato presente nos mesmos.
  1. No teste do iodo foi observada a formação de um complexo de coloração azul, produto da reação do iodo com o amido. Explique como ocorre a formação desse complexo, bem como, o desaparecimento dessa coloração quando o tubo foi aquecido.
  1. Explique os resultados dos testes de solubilidade realizados com ácido acético, ácido esteárico e ácido oléico nos solventes, água, éter e clorofórmio, através de uma comparação entre a polaridade das substâncias testadas e dos solventes utilizados.
  1. Porque o ponto de fusão do óleo de soja foi cerca de -2ºC enquanto o da gordura vegetal hidrogenada foi aproximadamente 45ºC? Explique.
  1. No teste de saponificação gordura vegetal foi colocado em um erlenmeyer, juntamente com uma solução de KOH a 5% em álcool e aquecida. Qual foi o produto formado e porque o mesmo apresenta característica de sabão? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (755.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com