TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LESÕES DE JOELHOS EM PRATICANTES DE JIU-JITSU

Por:   •  15/7/2020  •  Artigo  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

LESÕES DE JOELHOS EM PRATICANTES DE JIU-JITSU

Autores:

Leandro Riccioni Sammarco

Luiz Fernando Santos Tross

Faculdade Anhanguera, Taubaté- SP / Brasil.

E-mail: leandro.sammarco@hotmail.com

RESUMO

Este estudo busca evidenciar a necessidade de um treinamento constante dos conjuntos musculares que sustentam as articulações dos joelhos e todo o complexo articular dos membros inferiores (MMII) que são submetidos a grandes esforços de tensão e rotação na prática do Jiu Jitsu. Este artigo demonstra que os tipos mais comuns de lesões desta prática esportiva são as lesões de joelhos. O estudo realizado (n = 126) aponta que mesmo seguidas às regras de proibição de aplicação das técnicas e de golpes nos joelhos e nas articulações de MMII por níveis de graduação do Jiu Jitsu, ao qual vedam que atletas iniciantes apliquem estes golpes, as lesões são frequentes nas articulações dos joelhos. Constata-se que, mesmo assim, com o decorrer do tempo de prática, (n= 34, 29%) dos praticantes são acometidos por estes tipos de lesões, interferindo diretamente na sua vida cotidiana, causando afastamento dos treinos e atividades diárias. Utilizando de entrevista individual com praticantes iniciantes até atletas de alto rendimento, o presente estudo evidenciou informações relevantes em níveis quali-quantitativos concluindo, através de uma visão assertiva, quais são os nortes a serem tomados no aspecto do treinamento e prevenção das lesões de joelhos que acometem os praticantes de Jiu Jitsu.

PALAVRAS-CHAVE: Lesão, Joelhos, Jiu Jitsu.

INTRODUÇÃO

O Jiu Jitsu é uma arte Marcial conhecida como “Arte Suave”, por possibilitar a submissão do oponente sem causar-lhe danos, porém sem a rendição, é fato que ocorrerá, pois são aplicados golpes de quedas, imobilizações, estrangulamentos e ataques às articulações do corpo humano. O Jiu Jitsu é um esporte em que se usa toda motricidade corporal, envolvendo movimentos complexos e muitas das vezes usando movimentos sincronizados de MMSS e MMII com extensão e flexão de tronco para uma saída ou passagem de guarda, pegadas pelas costas, giros laterais, cambalhotas, etc.

Na modalidade de combate de Jiu Jitsu, o risco de lesão é elevado em comparação a outros esportes devido às alavancas nas diversas articulações do corpo humano.

A luta de Jiu Jitsu se finda por tempo conforme idade segundo as Regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu ou por uma submissão do adversário mediante a aplicação de um golpe de finalização que podem levar a fraturas e rompimentos parciais ou totais da musculatura e sistemas ligamentares.

Sabemos que a articulação tibiofemural é compreendida por um conjunto de ligamentos, tendões, músculos, sacos sinoviais e cartilagens formando um complexo sistema de dobradiça e amortecimento. A articulação que é capaz de executar um movimento de até 140° em flexão em sua amplitude máxima e rotação de varo a valgo que vão de 5° a 30°, sendo estabilizados pelo complexo de ligamentos e tendões que limitam esta movimentação, e quando se tem alguma alteração neste complexo, existe a instabilidade desta articulação, dificultando a mobilidade cotidiana do indivíduo, limitando seus movimentos, ocasionando dor e incômodo na região afetada.

O estudo foi baseado na grande incidência de atletas que sofrem lesões ligamentares e traumas na articulação dos joelhos, onde a movimentação da luta, golpes traumáticos com hiperextensão, golpes de quedas com hipertensão de contato ocasionam lesões nos ligamentos cruzados anterior, posterior e nos meniscos devido ao baixo grau de extensão e rotação desta articulação.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi evidenciar a incidência de lesões nos joelhos dos atletas de Jiu Jitsu e a necessidade de aplicar um plano de intervenção para um melhor condicionamento desta articulação, sendo capaz de auxiliar ao praticante um direcionamento para melhora na qualidade dos treinos e competições deste esporte, podendo entender melhor a dinâmica dos movimentos que mais podem causar as lesões evidenciadas.

METODOLOGIA

Foi aplicado um questionário contendo questões fechadas de múltipla escolha o qual os participantes relataram sua idade, arte marcial praticada, nível de proficiência da arte marcial, se fora acometido por alguma lesão decorrente da prática, seguimento afetado pela lesão, tipo de lesão e se a lesão ocorreu nas sessões de treino ou em competição.

Esta entrevista foi direcionada a atletas de diversas academias entre São Paulo e Rio de Janeiro via aplicativo SurveyMonkey (n = 100, 79,4%) e mais entrevistas pessoais (n=26, 20,6%) com atletas avançados de Jiu Jitsu no Vale do Paraíba, São Paulo, gerando uma amostra (n = 126, 100%) significativa para realização deste estudo.

RESULTADO

Para análise das lesões nos atletas de Jiu-jitsu, foram considerados os resultados do questionário em que se verificou que 116 (92%) dos 126 atletas sofreram lesão contra 10 atletas (n = 10, 8%) que nunca sofreram lesão durante a prática do Jiu Jitsu. A demografia completa da amostra está na Tabela 1. A maior parte dos atletas entrevistados era do sexo masculino (n = 118, 94%) com faixa etária de 30 a 39 anos (n = 67, 53%) e de nível avançado (n = 98, 78%) que, conforme as classificações pelas regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu são faixas marrom e preta da categoria master.

Tabela 1

Atletas Analisados

Idade

n

%

18-29

26

21%

30-39

67

53%

40-49

31

25%

50-59

2

2%

Sexo

Masculino

118

94%

Feminino

8

6%

Tempo de Prática

Iniciante: até 2 anos de prática

15

12%

Intermediário: até 5 anos de prática

13

10%

Avançado: 6 anos ou mais de prática

98

78%

Lesão

Sim

116

92%

Não

10

8%

Tabela 2

Segmento Lesionado

Local

n

%

arcos costais

4

3%

coluna (cervical/torácica/lombar)

19

16%

cotovelo

10

9%

joelho

34

29%

ombros

19

16%

punho/ mão / dedos

14

12%

tornozelo / pé

16

14%

[pic 1]

                 Figura 1 – Segmento do corpo que sofreu a lesão

[pic 2]

                  Figura 2 – Tipos de lesões totais encontradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com