TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO “O DOADOR DE MEMÓRIAS”

Por:   •  24/4/2021  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO LIVRO “O DOADOR DE MEMÓRIAS”

LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA

Vitória – ES

2015

“O DOADOR DE MEMÓRIAS”

INTRODUÇÃO

Esta resenha apresentada é sobre o livro que relata uma trama de ficção científica a qual num mundo paralelo não há nenhuma demonstração de emoções. Todos vivem de forma padrão, em casas padrão. Todos desta comunidade têm sua atividade principal designada por um conselho de anciãos.

Este livro conta a história de Jonas, um único rapaz em toda a comunidade ao qual recebe a atividade de recebedor de memórias. Sua função é ser um arquivo de memórias as quais todos desta comunidade não têm acesso. Para que estas informações não se percam, o único detentor destas memórias a partir de agora deve repassá-las a Jonas o recebedor. Porém tudo muda quando Jonas se questiona do motivo ao qual o que ele tem vivido não pode ser compartilhado.

DESENVOLVIMENTO

Este livro conta a história de início da amizade de três amigos que vivem em um mundo paralelo, ao qual seguem padrões. Todas as casas são iguais, todos têm os mesmos comportamentos, e existem câmeras em todos os lugares, para que todos os cidadãos sejam vigiados e manipulados. Toda e qualquer regra que seja quebrada, em seguida é dado um pronunciamento no sistema de som da cidade, referente ao comportamento, para que seja corrigida.

Todos os dias os cidadãos recebem uma medicação na qual eles nem têm ciência ao certo do que se trata, porém este medicamento bloqueia todo e qualquer tipo de sentimento que possa haver nas pessoas, sendo assim, os cidadãos se agem como robôs.

Existe um padrão de que quando certa idade é alcançada, afazeres são designados como suas responsabilidades dentro desta sociedade. Dentre estes afazeres existe um em específico ao qual somente uma única pessoa é designada dentro da sociedade, e esta atividade é a de recebedor de memórias. Este tem a função de receber todas as memórias as quais toda a sociedade foi privada. O grupo de anciãos acredita que as emoções destroem a humanidade, e crêem que se forem privados delas sua existência se prolongará, e os problemas não mais haverão, mas para que elas não se percam por completo existe este único arquivo, o recebedor de memórias.

Após o início do treinamento de Jonas como recebedor de memórias ele começa com inúmeros questionamentos. Após receber as primeiras memórias veio o deslumbramento, pois o que recebera eram memórias boas e felizes, porém quando recebe as emoções não se tratam somente de emoções boas, mas é um conjunto, e são boas e ruins. Em seu treinamento ele descobre que não somente as emoções são controladas, mas também a natalidade, e isso começa a o revoltar, e ele começa a elaborar um plano para que aja uma maneira de liberar as memórias, e que todos possam viver de forma livre. Ao partilhar com seu treinador, ou seja, seu doador de memórias, o mesmo o auxilia naquilo que é necessário para que aja êxito em seu plano.

Assim se inicia a corrida contra o tempo de Jonas, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com