A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A GESTANTE PORTADORA DE HIV/AIDS
Por: Natielly Pinto • 22/11/2022 • Artigo • 798 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
DISCUSSÃO
TÓPICOS:
1-ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A GESTANTE PORTADORA DE HIV/AIDS
SUBTÓPICO: PRÉ-NATAL, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ACOLHIMENTO E SIGILO, PRECONCEITO.
2- AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL.
Na presente revisão integrativa, foram analisados treze artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. No quadro 1, está apresentada a caracterização dos estudos.
Os resultados encontrados, segundo a perspectiva conceitual de cada contexto, foram: Atuação do enfermeiro á gestante portadora de HIV/Aids, Ações desenvolvidas pelo profissional de enfermagem para a prevenção da transmissão vertical.
[pic 1]
Quadro 1 -Distribuição dos artigos segundo a referência, objetivo do estudo e principal resultado encontrado, Salvador/BA, 2022.
Fonte: BVS.
Atuação do enfermeiro a gestante portadora de HIV/Aids.
No âmbito da atenção á saúde é de suma importância o papel do profissional de enfermagem para desenvolver ações de saúde como orientar e prestar assistência de enfermagem á mulheres diagnosticadas com HIV , cabe ao mesmo considerar a situação por ela vivenciada, colaborando com ações que possam facilitar seus dilemas. (Nascimento,2013, p243).
Nesse contexto destaca-se o papel do profissional de enfermagem voltado para a mulher soropositiva, que por sua vez apresenta fragilidades e limitações, proporcionando as mesmas um cuidado integral e individual humanizado e holístico (falta a referência)
Autores citam em seu estudo que, a equipe de enfermagem deve promover ações que visem o autocuidado dessa mulher, estando esse profissional ativo em ações de prevenção de mulheres especialmente em idade fértil afim de diminuir os números de gestantes soropositivas e caso venha testar positivo para HIV, cabe a esse profissional desenvolver ações que venha ajudar na prevenção da transmissão vertical(Carvalho,2014, p...)
No que tange aos cuidados de enfermagem prestados as gestantes portadoras do vírus da imunodeficiência humana, destaca-se temas com: educação em saúde, pré-natal, preconceito acolhimento e sigilo.
Conforme Lima coloca as ações de educação em saúde inseridas na rede de apoio e por sua vez fornecidas pelo profissional de enfermagem, devem fornecer as mulheres o empoderamento e autonomia, tornando a assistência de enfermagem necessária. Essa assistência deve surgir naturalmente e deve fazer parte do cotidiano da equipe (Lima, 2017,p 6).Nesse contexto é de suma importância que esse profissional na função de educador desenvolva ações inovadoras voltadas para a prevenção do HIV e TV (Lima, 2017,p 4).
Achados de pesquisam revelam que um dos cuidados imprescindíveis na fase do diagnóstico do HIV é o aconselhamento pré e pós-teste, onde são desenvolvidas ações educativas que buscar explicar sobre o exame e sobre os seu possíveis resultados, essa fase é propicia para o profissional pois permite que o mesmo explique sobre o modo de transmissão e sobre outras infecções sexualmente transmissíveis. (Lima, 2017,p 4).Deve incluir nesse cuidado ações que venham orientar sobre o uso adequado de preservativo em todas a relações , e cabendo a equipe disponibilizar esse insumo sem quaisquer burocracia. (ASSIS et al, 2016, pag. 2).
...