A Passagem do impulso nervoso de uma célula nervosa para outra ou para um órgão efetor
Por: roseli Nascimento • 20/11/2017 • Seminário • 353 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
CONCLUSÃO
Sinapse: É a passagem do impulso nervoso de uma célula nervosa para outra ou para um órgão efetor.
Sinapse química: apresenta 3 estruturas( membrana pré sináptica – terminação do axônio; fenda sináptica e membrana pós sináptica – membrana pós sináptica – membrana de um axônio ou a membrana de um dendrito .Quando a membrana pós sináptica é representada pela membrana do axônio chamamos de AXÔ – AXÔNICA, quando a membrana pós – sináptica é representada pela do dendrito chamamos de AXÔ – DENDRITICA. E quando a membrana pós - sináptica é representada pela membrana do corpo celular chamamos de AXÔ – SOMÀTICA.
Quando o impulso chega ao terminal axonal ocorre a abertura de canais de cálcio que permitiram a entrada do cálcio dentro da célula por estar mais concentrada fora das células. O cálcio irá estimular à ida das vesículas sináptica a membrana do axônio. As vesículas iram se fundir a membrana do axônio, o que leva a liberação dos neurotransmissores. O neurotransmissor irá se ligar ao seu receptor podendo aparecer o PPSE ( potencial pós – sináptico excita tório ). Um exemplo de PPSE e a acetilcolina que ao se ligar ao seu receptor forma canais de sódio que iram entrar na célula. A ação da acetilcolina abre e fecha o canal rapidamente o permite pouca entrada de sódio mudando a carga elétrica da célula. E o chamamos de POTENCIAL LOCALIZADO, só atua no local aonde for produzido e tem a capacidade de se somar.
O potencial localizado, quando se soma a outros potenciais dá origem ao potencial de ação que poderão se propagar. A função do PPSE é produzir potenciais localizados. O PPSI (potencial pós sináptico inibitório ), os principais inibitório são o Gaba e a Glicina.
Quando o Gaba se une ao receptor faz com que se abram canais de potássio e de cloreto. O potássio sai da célula e o cloreto entra, O interior da célula vai ficar hiperpolarizada e não vai ocorrer o potencial de ação por que as concentrações das substâncias são deferentes.
Na transmissão nervosa, impulso e Unidirecional, ou seja, pré – pós – sináptico.
...