TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fdtfvguybre

Por:   •  11/5/2015  •  Dissertação  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

Patologias do Sistema Respiratório

O sistema circulatório é um sistema fechado isto  é todo o sistema   se interage.

A maquina propulsora do sangue o coração, que possui 4 câmaras,  as 2 câmaras superiores são chamadas de átrios ou aurículas que são basicamente de tecido conjuntivo e são bem menores. As 2 câmaras superiores são chamadas de ventrículos .    

Fisiologicamente, patologicamente e clinicamente o coração são dois motores acoplados um ao lado do outro. Tenho o coração do lado direito e do lado esquerdo. Isso quer dizer que se eu tiver um problema do lado direito eu vou ter alguns órgãos comprometidos e se eu tiver um problema do lado esquerdo outros órgãos serão comprometidos.

Vasos sanguíneos de acordo com Junqueira Carneiro 275 mil quilômetros.  

Sangue é o único tecido liquido circulante ,composto pelo plasma que é a agua do sangue depois tenho as hemácias que são células vermelhas ou glóbulos vermelhos que levam o oxigênio e trazem o dióxido de carbono, e os leucócitos que estão no centro são as células de defesa. Não se desorganiza nunca nem na fase liquida (plasma, hemácias e leucócitos) nem na fase sólida coagulo, trombo ou embolo, eles nunca se misturam.

Os homens tem mais sangue que as mulheres os homens tem aproximadamente 5 litros de sangue enquanto as mulheres tem em torno de 4 litros e meio.

Hiperemia: compreende o aumento do volume sanguíneo dentro dos vasos ou no coração.

Hiperemia Ativa: Arterial - Fisiológica

Hiperemia Passiva ou Congestão: Venosa – Patológica

Hiperemia Ativa é apresentada por ação simpática ou parassimpática e também em processos inflamatórios(resposta fisiológica frente a um agente agressor) rubor ou vermelhidão ativa ocorre em artérias

Hiperemia passiva ou congestão pode ser classificada de congestão local ou congestão sistêmica.

Congestão Local esta sempre relacionada a diminuição da drenagem venosa por causa de uma obstrução.

Congestão Sistêmica todo o organismo apresentando a congestão esta relacionada ao coração ICC = Insuficiência Cardíaca Congestiva  demonstra que o coração não esta trabalhando bem e eu tenho uma redução do fluxo venoso, como consequência um aumento de sangue dentro das VEIAS.

ICCD = Insuficiência Cardíaca Congestiva Direita

ICCE = Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda

Órgãos comprometidos primariamente numa ICCD : Fígado, Baço e Rins

Órgãos comprometidos primariamente numa ICCE : Pulmões

ICCD

Todo o vaso que deixa um órgão é chamado de veia se é no fígado é veia hepática se é o baço é a veia esplênica se são os rins é a veia renal D e E essas veias vão se fundir a vasos mais calibrosos e um deles vai chegar ao coração do lado direito - as veias cavas. O átrio direito recebe o sangue desoxigenado das veias cavas, bombeia para o ventrículo direito que a cada sístole vai bombear esse sangue venoso através de vasos - artérias pulmonares que vão deixar o ventrículo direito e vai chagar até os pulmões e ali vai ocorrer a hematose = troca de gases CO2 por O2. Agora o sangue oxigenado vai deixar os pulmões voltando para o coração pelas veias pulmonares o sangue chega até o átrio esquerdo que numa contração injeta essa sangue pera a maior câmara que é o ventrículo esquerdo que por sua vez a cada sístole vai bombear esse sangue através do vaso mais calibroso do meu corpo chamado de artéria aorta que vai distribuir esse sangue para o corpo todo e o sangue vai chegar a muitos órgãos mas 3 eu devo saber  Aos rins através da artéria renal direita depois a artéria renal esquerda; chega até o baço através da artéria esplênica e chaga até o fígado através da artéria hepática.

*Temos vindo entrando no fígado uma outra veia que vem do intestino trazendo nutrientes para serem metabolizados pelo fígado a veia porta . Então entra veia porta e artéria aorta, sai veia hepática.

Vamos imaginar que esse coração tem uma ICCD.  As insuficiências são muito mais ventriculares do que atriais por que o ventrículo é maior e é musculo  já o átrio e irrelevante. O ventrículo, hipoteticamente, a cada movimento que ele se fecha na contração, sístole ele injeta x sangue através dos vasos. Vamos imaginar que ele injetaria 100ml a cada sístole  de sangue mas por um problema X fez com que o coração injetasse apenas 60 ml  então sobra 40ml a cada sístole e acumulando isso é CONGESTÃO.  O sangue que sobra vai preencher primeiro o átrio mas quando ele enche transborda e congestiona o sangue que esta vindo nesse sentido e o sangue começa a perder sua organização plasma hemácias e leucócitos. As hemácias congestionadas jogam para fora do vaso a agua que é chamada de plasma, por causa do aumento da pressão intravascular. Esse plasma vai encharcar a cavidade torácica = hidrotórax.

 O congestionamento atinge o fígado porque o sangue esta lendo ao deixar o órgão e caminhar para as veias por problema do lado direito vai haver um congestionamento as hemácias vão empurrar o plasma para fora só que agora, o fígado o baço e rins estão na cavidade abdominal então o plasma vai sair e ocorrerá um  Hidroperitônio ou ascite. Agora a congestão chegou até o órgão de origem, fígado então as hemácias estão lentas ao deixar o fígado nos vasos venosos a veia hepática mas não tem problemas na artéria. O sangue entra normalmente mas sai lento. O fígado aumenta de tamanho = hepatomagalia.                                                                                                             O arterial que entrou deu o O2 para aquela célula pegou CO2 esta lento o órgão vai ficar cheio. Aumentado de tamanho ingurgitado de sangue, o sangue é vermelho, mas o sangue arterial tem um vermelho diferente do sangue venoso. O sangue arterial é brilhante tem um vermelho vivo já o sangue venoso é fosco, escuro. Esse fígado aumentado de tamanho vai ser vermelho fosco, congesto= órgão congesto cheio de sangue e pesado.

O fígado é composto de lobos, mas microscopicamente cada lobo contem centenas de milhares de lóbulos. No meio do lóbulo, tenho uma veia/vênula terminal também chamada de veia centro lobular .

O sangue chega através da artéria entra no órgão vai oxigenando as células, fazendo a troca de O2 por CO2 e sai pela veia centro lobular  entretanto o sangue esta lento e não consegue sair da veia deixando-a congestionada logo os hepatócitos que estão perto do sangue arterial estão em boas condições já os hepatócitos próximos as veias que não tem mais O2 começam a apresentar evidencias por falta de O2  hipóxia - redução de ATP – redução da enzima ATPase – falência da bomba de sódio – célula cheia de água e atrai o cálcio – calcificação da célula ... Morte da célula, morte dos hepatócitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com