TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento estudo de caso: O Mercado da Saúde

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  1.734 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Fichamento de Estudo de Caso

Raquel de Oliveira Wilken

         Trabalho da disciplina:A lógica do cuidado na ESF: criança, adolescente e mulher

Tutor: Prof.:Maria Lucia Freitas dos Santos

Rio de Janeiro 

2017

Estudo de Caso :

A LÓGICA DO CUIDADO NA ESF: CRIANÇA, ADOLESCENTE E MULHER

O Mercado da Saúde

O texto proposto pela disciplina trata a respeito do mercado de saúde em alguns países dando ênfase aos Estados Unidos, mostrando de que forma é possível prestar um serviço de excelência associado ao baixo custo. Existem diversos fatores que influenciam na condição de saúde da pessoa, dentre eles estão a genética, estilo de vida, hábitos de vida e condição de moradia, todos esses fatores determinam a vulnerabilidade do indivíduo a determinadas doenças.

O autor apresenta que todos esses fatores muitas vezes não são levando em consideração nas discussões do mercada do saúde, considerando apenas os medicamentos, procedimentos e serviços para cura das doenças.

O mercado da saúde pode ser entendido como um série de “vias integradas”,onde o caminho da saúde individual é uma via que começa nos pais, individual, meio ambiente, educação básica e estilo de vida. E existe o caminho do diagnóstico que a via inicia-se na doença ou trauma, diagnóstico e tratamento. Este último, por exemplo, dado sempre pelo profissional médico que fechou também o diagnóstico. Antes de fornecer um tratamento é importante ter uma visão holística sobre o paciente e tratá-lo integralmente.

Dentro do mercado de saúde existem os profissionais que estão diariamente envolvidos no seu funcionamento. Dentro dessa indústrias existem os médicos, enfermeiros, representantes que vendem produtos farmacêuticos, dispositivo médicos e serviços e os que financiam a indústria de saúde.

O texto relata um pouco sobre cada um dos profissionais dando ênfase ao profissional médico onde relata que como o nível de formação é muito alto sua renda anual chega a 200.000  mil dólares.

O autor relata que uma parte crítica da saúde é a gestão do prontuário dos pacientes, que pode é todo histórico familiar, de doenças, evoluções diárias e medicamentos que estão sendo usados em sua terapêuticas. Ele relata um crítica ao prontuário eletrônico onde antes cada médico tinha seu registro  e assim era possível que cada médico tivesse seu histórico fragmentado.

Um outro ponto abordado no texto é a história de surgimento dos hospitais onde anteriormente nos EUA e na Europa geralmente eram fundados por um cidadão rico e patrocinados pelo governo local. Em sua grande maioria os hospitais tradicionais são instituições sem fins lucrativos que são patrocinados por denominação religiosa. A supervisão e fiscalização dos hospitais são de responsabilidade dos órgãos reguladores estaduais.

Em 2009 86% do custo pago à saúde foi pelos planos de saúde, governo estadual e federal, os outros 14% foram pagos diretamente pelos pacientes. A associação dos médicos (American Midical Association) não concorda com a intervenção financeira do governo na saúde, pois entendem que isto é a “socialização da medicina”. Em 1965 Johnson assinou a lei que dois programas (Medicare e Medicaid) onde, por volta de 2010, eram responsáveis por 40% dos custos da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com