TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Urinário

Por:   •  3/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema Urinário

O sistema Urinário é formado por 2 rins, 2 ureteres, 1 bexiga urinária e uma uretra, é considerado em sistema de excreção, pois dentre suas funções, encontramos:

  • Excreção de resíduos tóxicos (ureia e cretina);
  • Excreção de resíduos resultando de ação bacteriana ou drogas;
  • Manter o equilíbrio e eletrolítico.

Rins

 Posicionados na cavidade abdominal e situados paralelamente um em relação ao outro. Porém, o rim direito encontra-se ligeiramente mais baixo que o esquerdo, por causa do posicionamento do fígado. Cada rim apresenta formato que se assemelha ao formato de um feijão, possui coloração marrom avermelhado, medindo cerca de 11 cm de comprimento, 7 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Na margem medial de cada rim, encontra-se o hilo renal, local de entrada da artéria renal e ureter, além de intervenção e vasos linfáticos. O rim ainda possui um polo superior, que aloja a glândula suprarrenal e um polo inferior.

Revestindo os rins, encontramos a cápsula fibrosa (cápsula renal), camada mais interna, forte e transparente que protege o rim e fixa o peritônio à parede abdominal.

Num corte coronal (ou frontal), algumas estruturas tornam-se evidentes, como o córtex renal, camada mais superficial, situada logo abaixo da cápsula fibrosa, formada por numerosos vasos sanguíneos e néfrons; a medula renal, mais profunda, formada por pirâmides renais, entre elas as colunas renais, cálices renais menores, cálices renais maiores, pelve renal que se estreita, formando o ureter.

Córtex renal: onde se encontram os néfrons, unidade funcional do rim, responsável pela formação da urina. Cada rim possui cerca de 1 milhão de néfrons vascularizados.

Os néfrons são divididos em partes, e cada um apossui funções específicas:

Glomérulos: filtram a água e substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo;

Cápsula glomerular: recebe o filtrado glomerular.

Túbulos contorcidos: reabsorção de água, glicose e creatina, ácido lático, ácido úrico, fosfato, cálcio, potássio e sódio.

Tubo coletor: drena a urina dos vários néfrons para os cálices renais menores.

A urina é um líquido transparente, amarelado, formado nos rins e que transporta produtos residuais do metabolismo até o exterior do organismo. Ela é constituída por 95 por cento de água, na qual ureia, toxinas e sais minerais, como o cloro, o magnésio, o potássio, o sódio, o cálcio, entre outros estão dissolvidos.

O sangue chega aos rins através da artéria renal. No interior dos rins, essa artéria ramifica-se, formando uma rede intensa de capilares, que se contactam aos néfrons. É aqui que o sangue é filtrado, e os resíduos ficam retidos nos rins, assim como uma certa quantidade de água. Ais é filtrado, e os resíduos ficam retidos nos rins, assim como uma certa quantidade de água. Mais de 1000 litros de sangue passam através dos rins diariamente, o que significa que eles filtram todo o sangue do nosso organismo em várias vezes por dia. Num período de 24 horas, os néfrons produzem cerca de 180 litros de urina, mas em média, cada pessoa só excreta cerca de 1,5 litros por dia. Essa quantidade irá variar de acordo com a quantidade de líquido ingerida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com