TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE ANATOMIA: SISTEMA NERVOSO

Por:   •  5/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  1.653 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR - APES

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI

JENIFFER RODRIGUES OLIVEIRA

RESUMO DE ANATOMIA: SISTEMA NERVOSO

PIRIPIRI - PI

2016

JENIFFER RODRIGUES OLIVEIRA

RESUMO DE ANATOMIA: SISTEMA NERVOSO

Resumo apresentado à Christus Faculdade do Piauí-CHRISFAPI, como requisito para a obtenção de nota na disciplina de Anatomia do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Profª. Orientadora: Luciana Silva.

PIRIPIRI - PI

2016

RESUMO

Estão presentes neste trabalho, informações referentes ao estudo bibliográfico sobre Sistema Nervoso. Tal atividade teve como intuito, aprimorar o conhecimento em Anatomia, mais precisamente na área de Neuroanatomia. As informações obtidas através de livros, revistas e/ou Internet, foram analisadas e comparadas com informações semelhantes, porém, de autores diferentes. Após os estudos realizados, com os dados obtidos, foi-se construído este trabalho, cuja finalidade já fora vista anteriormente.

Palavras-chave: Trabalho, Anatomia, Neuroanatomia, Sistema.


SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO        

2 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1 DESENVOLVIMENTO

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema. O sistema é responsável por enviar estímulos a todos os outros sistemas e órgãos do corpo. É ele que coordena, por meio da transmissão de sinais, as ações voluntárias e involuntárias, habilidade que garante o funcionamento do organismo e a vida. Este sistema possui duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC), que corresponde à Medula Espinhal, Cérebro, Bulbo, Cerebelo e Ponte, e o sistema nervoso periférico (SNP), que pode ser dividido em Sistema Nervoso Autônomo e Sistema Nervoso Voluntário.

O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente. Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.

No decorrer dos séculos, tem-se estudado sobre o sistema nervoso e muito se tem aprendido sobre o mesmo, pois funções corporais são desempenhadas por este sistema tão importante à vida humana. Neste sistema diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia).

“Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase”4. Para exercerem tais funções, contam com duas propriedades fundamentais: a irritabilidade (também denominada excitabilidade) e a condutibilidade. Irritabilidade é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade não é uma resposta, mas a propriedade que torna a célula apta a responder. Essa propriedade é inerente aos vários tipos celulares do organismo.

A resposta emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação, chamada de impulso nervoso, por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse fenômeno deve-se à propriedade de condutibilidade.

Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, se dá pelos estímulos enviados pelo sistema nervoso ate o órgão efetuador de tais movimentos. “Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos de acordo com as necessidades do corpo este sistema vai se adaptando para um melhor funcionamento”2. Portanto, com os estudos de cientistas, constatou-se que o ser humano possui o sistema nervoso mais complexo de todos os seres vivos; sendo composto pelo sistema nervoso central (o encéfalo e a medula espinhal) e os nervos periféricos, que servem todas as partes do corpo.

O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber, processar informações e enviar respostas. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, onde o encéfalo corresponde às partes: cérebro, cerebelo, mesencéfalo, ponte e bulbo; juntamente com medula espinhal protegidos pelos ossos do crânio e coluna vertebral respectivamente. “Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnóide e pia-máter. Há entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos”. 2 

“Na divisão do sistema nervoso foram incluídos, como parte do sistema nervoso periférico (SNP), as terminações nervosas, gânglios e nervos. 3

O Sistema Nervoso periférico é responsável pela transmissão dos estímulos do corpo ao cérebro e vice-versa compreendendo as fibras motoras e sensitivas dos nervos espinhais e cranianos, e também os gânglios. Os nervos apresentam-se aos pares, porque um deles (nervo sensitivo) transporta o estímulo e o outro (nervo motor) a resposta. Alguns nervos cranianos apresentam-se de forma diferente, com os nervos acumulando a função sensitiva e motora (nervos mistos). Os nervos espinhais localizam-se dentro do canal vertebral e saem pelos forames intervertebrais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com