TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁLCOOL E DROGAS EXERCÍCIO

Por:   •  1/4/2019  •  Abstract  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 9

AULA 1

Questão 1

A política de redução de danos que trabalha com a possibilidade da redução gradativa do uso das substâncias teve resistência por parte doa profissionais devido a:

a) Receio do usuário agravar seu quadro e se suicidar.

X   b) Dificuldade de adesão à crença de que pessoas possam utilizar drogas de forma controlada.

c) Acreditar que leigos fariam o trabalho dos profissionais de saúde.

d) Resistência à aceitação do SUS como política pública.

e) A dificuldade de se ter estrutura física para tantos usuários e tornar o tratamento mais caro.

Questão 2

Qual o princípio básico da estratégia de redução de danos se aplica na fala a seguir: ”É necessário uma mudança de postura de não apenas entender a situação e seus problemas, mas sim intervir na realidade.”

a) Diversidade.

b) Tolerância.

c) Isolamento.

d) Abstinência.

X  e) Pragmatismo.

Questão 3

Os Centros de Apoio Psicossocial constituem a principal forma estratégia do processo de reforma psiquiátrica. Nesse sentido o sistema passa a perceber:

X   a) A necessidade de diversos atores na intervenção.

b) Que o olhar da psiquiatria deve imperar nos CAPS.

c) Que as igrejas deveriam ficar de fora deste processo.

d) Que a internação é a melhor solução.

e) O sistema hospitalocêntrico como a melhor saída.

Questão 4

Qual o CAPS oferece atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.

a) CAPS I.

b) CAPS II.

c) CAPS III.

X  d) CAPS ad.

AULA 2

Questão 1

A questão das drogas é muito discutida na sociedade atual, todos opinam sobre mas para um início de discussão precisamos conceituar substâncias psicoativas e o entendimento geral é que substâncias psicoativas são :

a) Somente medicamentos de tarja preta.

b) Substâncias que atacam o sistema linfático.

X   c) Qualquer substância que introduzida no organismo produz modificações e têm atração pelo sistema nervoso central.

d) Toda substância que é proibida num país.

e) Substâncias refinadas como, por exemplo, a cocaína.

Apresentação

Videoaula

Material didático

Exercícios

APRESENTAÇÃO

A Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Droga” é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

Uma droga não é por si só boa ou má. Existem substâncias que são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, e são consideradas drogas medicamentosas ou simplesmente medicamentos. Mas também existem substâncias que provocam malefícios à saúde e por isso os denominamos venenos ou tóxicos. Uma coisa importante, a saber, é que uma mesma substância pode funcionar como medicamento em algumas situações e como tóxico em outras.

Existem drogas que são capazes de alterar o funcionamento cerebral, causando modificações no estado mental, no psiquismo e por isso mesmo são denominadas de drogas psicotrópicas ou substâncias psicoativas.

Existe uma classificação que se baseia nas ações aparentes das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), conforme as modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento da pessoa que utiliza a substância. São elas: Drogas Depressoras, Estimulantes e Perturbadoras da Atividade Mental.

As drogas depressoras incluem uma grande variedade de substâncias, que diferem muito em suas propriedades físicas e químicas, mas que apresentam a característica comum de causar uma diminuição da atividade global ou de certos sistemas específicos do SNC. As drogas estimulantes são as drogas capazes de aumentar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como consequências um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos psíquicos. As drogas perturbadoras são substâncias cujo efeito principal é provocar alterações no funcionamento cerebral, que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais, entre os quais destacamos os delírios e as alucinações.

OBJETIVOS

Conhecer as substâncias psicoativas;

Conhecer a classificação e o padrão de uso das substâncias psicoativas.

REFERÊNCIAS

Brasil. Presidência da República. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Relatório brasileiro sobre drogas / Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas; organizadores Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, Vladimir de Andrade Stempliuk e Lúcia Pereira Barroso. Brasília: SENAD, 2009.

Guerra, A. A., Duarte, P. C. A. V., & Oliveira, L. G. (Orgs.). (2010). I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras. Brasília: Senad.

VIDEOAULA

VIDEOAULA 1

ASSISTA

VIDEOAULA 2

ASSISTA

MATERIAL DIDÁTICO

PPTPPT Videoaula 01

MP3MP3 Videoaula 01

PPTPPT Videoaula 02

MP3MP3 Videoaula 02

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Para verificar sua aprendizagem, você fará, agora, alguns exercícios. Qualquer dúvida, retorne ao conteúdo. Lembre-se de que tais atividades não valem ponto na avaliação da disciplina, mas são de suma importância para o aproveitamento de seus estudos.

Ao responder cada questão, clique no botão Confirmar para verificar seu gabarito.

Questão 2

De acordo com os efeitos produzidos no Sistema Nervoso Central (SNC), as drogas podem ser classificadas em três categorias, são elas”:

a) Psicodélicos, Psicoanalépticos e Filogenéticos.

X   b) Psicolépticos, Psicoanalépticos e Psicodisléticos.

c) Psicolépticos, analépticos e Psicodisléticos.

d) Neurolépticos, Neuroanalépticos e Neurodisléticos.

e) Psicolépticos, Psicoanalépticos e Neurodisléticos.

Questão 3

É importante entender quais são os efeitos das substâncias no Sistema Nervoso Central e saber a categoria pertence, por exemplo, a (o) ________________________ é considerada uma substância depressora, a (o) ___________________________ uma substância estimulante e a (o) ____________________ uma substância perturbadora. As substâncias que completam corretamente esta frase são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com