TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevalência de micro-organismo e sensibilidade antimicrobiana de infecções hospitalares em unidade de terapia intensiva de hospital público no Brasil.

Por:   •  4/6/2017  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA

MICROBIOLOGIA

Prevalência de micro-organismo e sensibilidade antimicrobiana de infecções hospitalares em unidade de terapia intensiva de hospital público no Brasil.

São Paulo

2017

As Infecções em Serviços de Saúde (ISS) são consideradas um sério problema de saúde pública, causando impacto no tempo de internação, nos custos com procedimentos diagnósticos e nos índices de morbidade e mortalidade.

Cerca de 720 000 pessoas são infectadas em hospitais brasileiros por ano e, destas, 20% evoluem para o óbito. Essas infecções podem estar relacionadas ao ambiente hospitalar e se manifestar durante ou após o tempo de internação.

As ISS são mais perigosas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por atenderem pacientes graves, dependentes de suporte intensivo de vida.

Diante dessas informações, identificou-se a prevalência, o setor, a sensibilidade e o micro-organismo de infecções hospitalares em UTI do hospital público de Fortaleza-Ceará. A coleta de dados foi feita de agosto a outubro de 2008, por meio de consulta às fichas de busca ativa de infecções hospitalares notificadas em 2007, foram utilizadas 202 fichas de pacientes adultos, excluindo então, a pediatria.

Desta forma constatou-se que as taxas de infecção hospitalar são mais comuns em hospitais de grande porte e ensino, variando de acordo com o tipo de vigilância utilizada e o grau de complexidade do hospital, ocorrendo em maior incidência em pacientes traumáticos que necessitam de cirurgia de emergência, predominantemente pneumonia, infecções da corrente sanguínea e infecções do trato urinário.

Foi observado também que o período do ano tem importante relação com os índices de infecção, em épocas de festas de fim de ano e em Janeiro mais especificamente, quando os pacientes em melhores condições de saúde são liberados para ficar com a família reduzindo a taxa de ocupação no hospital e a realização de procedimentos invasivos.

As infecções mais comuns são infecções respiratórias, infecções de corrente sanguínea e infecções urinarias. Sendo que a maior causa de óbito é causada por infecções respiratórias como por exemplo a pneumonia hospitalar, que ocorre principalmente devido a imunossupressão e inoculação do patógeno. Em segundo lugar estão as infecções de corrente sanguínea que prevalecem em pacientes que são submetidos constantemente a procedimentos invasivos. E em terceiro as infecções do trato urinário que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com