RELATÓRIO SOBRE A AULA DE TINTURA
Por: MONEe • 11/4/2015 • Relatório de pesquisa • 537 Palavras (3 Páginas) • 1.637 Visualizações
Na aula prática ministrada pelo professor Sérgio, fomos ao laboratório para a realização de um processo extrativo chamado maceração. Fomos orientados pelo professor de como proceder com os vegetais, nesta aula usamos o eucalipto e o hortelã, que era para fazer uma pequena lavagem e depois secar com papel toalha para fazer a pesagem na balança de precisão que tinha que ter 50 g (25g de eucalipto e 25g de hortelã).
Após colocar 500 ml de álcool na proveta, fizemos a leitura no alcoômetro que marcou 97ºC. Verificamos a temperatura que resultou em 26ºC e a marca de calibração do alcoômetro foi de 20ºC. Dessa forma pegamos a temperatura que verificamos e fizemos a diferença com o achado no alcoômetro, resultando 7º (T), o coeficiente para a correção de temperatura é 0,20 (c), achamos esse valor tabelado. Substituindo então na fórmula de Francover temos:
X= C cT [pic 1]
Resolução:
X= 97 – 0,20 x 6
X=97 – 1,2
X= 95,8 (grau alcoólico procurado, podendo ser arredondado para 96)
Obs: Foi usado o sinal de menos (-) na fórmula, pois a temperatura encontrada foi acima de 20º (marca de calibração).
Logo após substituímos os valores encontrados na fórmula de concentração e volume, para descobrirmos com qual volume usaremos para transformar o álcool em 65%:
C1 x V1= C2 x V2
Resolução:
65 x 500 = 96 x V2
96V2 = 32500
V2 = 32500\96
V2= 338,54
Fizemos o procedimento e achamos no final o valor de 67%.
Depois de verificado o peso das folhas de eucalipto e hortelã que são: 25,01g (hortelã) e 25,00g (eucalipto); foram cortados (com as mãos ou tesoura), sem perder parte do vegetal e colocados no Becker para aumentar a superfície de contato com o álcool para a extração do principio ativo.
Foi colocado o álcool já transformado no Becker e colocamos o papel filme para tampar, foi aconselhado ir ao laboratório todos os dias para mexer o Becker pelo menos 1 vez por dia.
Na finalização da tintura, após passar 7 dias macerando, pegamos o Becker com o vegetal e filtramos com uma gaze para o balão volumétrico e percebemos que o volume tinha diminuído. Assim colocamos álcool no vegetal, depois que o líquido que ele estava imerso foi filtrado, e adicionamos álcool para completar os 500ml, ficamos mexendo com o auxílio de um bastão de vidro por 5 minutos.
Enfim, filtramos novamente com a ajuda de um suporte e um funil, tapamos o balão volumétrico e fizemos a homogeneização e em seguida colocamos a tintura num frasco etiquetado com o nome da tintura (Tintura de Hortelã e Eucalipto), a data de preparação (31/10/2014), o nome da sala e turma (FARMÁCIA 2NA) e o nome de um integrante do grupo para a identificação.
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
RELATÓRIO SOBRE A AULA DE TINTURA
NATAL,RN
...