UNOPAR - TRBALHO
Por: joaoalex • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 1.045 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Norte do Paraná
FARMÁCIA 6º SEMESTRE
JOÃO ALEX MARTIN
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
[pic 3]
ARAPONGAS
2014
JOÃO ALEX MARTIN
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Farmácia da UNOPAR. O Estágio foi realizado na instituição “UNIMAIS” e teve a duração de 60 Horas. Sob a orientação da professora: Maria Lenise Lopes.
ARAPONGAS
2014
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Dados do Estagiário
Nome: João Alex Martin
Registro Acadêmico: 07461001914
Curso e Período: Farmácia 6° Semestre
Dados do Local de Estágio
Local: Farmácia Unimais - Arapongas
Período de Estágio de acordo com o cronograma
Início: 15/09/2014 Término: 27/09/2014
Jornadas: 05 horas diárias.
Horário realizado: 08:00 horas às 13:00 horas.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Objetivos
2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
A RDC 44/2009 resgata a responsabilidade do profissional farmacêutico no cuidado da saúde, agindo na prevenção e proteção da mesma. Regula a responsabilidade técnica das farmácias com obrigatoriedade da permanência no estabelecimento durante todo o horário de funcionamento do mesmo, além de reafirmar a dispensação de medicamentos como ato exclusivo do profissional farmacêutico. A mesma portaria também regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos na farmácia ampliando os horizontes da profissão e possibilitando uma atuação direta na promoção do uso racional dos medicamentos, diante do acompanhamento farmacêutico da farmacoterapia, onde o farmacêutico é papel importantíssimo na eliminação dos problemas relacionados ao medicamento, otimizando cada vez mais o tratamento e a eficiência da farmacoterapia.
O farmacêutico deixa de ser um mero dispensador técnico de medicamentos e passa a ter uma atitude muito mais proativa. Pois neste novo contexto, além das atividades consideradas “gerenciais” inerentes as ações da Assistência Farmacêutica, como selecionar os medicamentos mais seguros, eficazes e custo-efetivos, programar adequadamente as aquisições, adquirir a quantidade certa e no momento oportuno, armazenar, distribuir e transportar adequadamente o produto farmacêutico, gerenciar os estoques e disponibilizar protocolos e diretrizes de tratamento, além de formulário terapêutico, o profissional farmacêutico será o elo fundamental entre o paciente e o medicamento responsabilizando-se pelo cuidado ao paciente no que concerne à orientação, adesão medicamentosa e monitoramento de reações adversas relacionadas aos fármacos. Para isso faz-se necessário implantar um serviço de contínuo acompanhamento farmacêutico ao paciente.
Sendo um setor da saúde que necessita de elevados valores orçamentário e o farmacêutico e sua equipe de saúde devem estar habilitados a assumir atividades clínico-assistenciais, através de participação efetiva na equipe, contribuindo para a racionalização administrativa com consequente redução de custos. Tendo como principal função garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, por meio do uso seguro e racional de medicamentos, adequando sua aplicação à saúde individual e coletiva.
Objetivos
Os principais objetivos realizados no estágio foram dentre eles desenvolver competência para o exercício da prática profissional. Como identificar a distribuição de seus diversos setores, com foco na setorialização das atividades técnicas e adequação
À legislação sanitária.
Observar as ações administrativas relacionadas com a compra de produtos farmacêuticos e correlatos, o armazenamento, conservação e o controle dos estoques, especialmente dos medicamentos sujeito a controle especial.
Acompanhar os processos de dispensação dos medicamentos, realizados pelos diversos profissionais dentro do estabelecimento, bem como outros procedimentos técnicos, como aplicação de injetáveis.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A Farmácia Unimais, está localizada na Av. Arapongas na cidade de Arapongas – Paraná.
A farmácia possui todos os documentos necessários, assim estando em conformidade com a lei vigente, dentre os documentos alguns podem ser citados como, Autorização de Funcionamento para medicamento comum, especial e correlatos expedida pela ANVISA, Alvará Sanitário emitido pela Vigilância Sanitária Municipal, Funcionamento emitido pela Prefeitura e Certidão de Regularidade Técnica - CRF.
O estabelecimento possui um outro ambiente para atividades administrativas, recebimento e armazenagem dos produtos, ambiente conforme lei vigente para dispensação de medicamentos, e um local onde é colocado os medicamentos controlados, ao qual possui uma chave que é de posse do farmacêutico, sala de injetáveis e um local para armazenagem de materiais de limpeza.
...