Uma Apostila de Farmacológica
Por: leticiaangelica • 19/9/2018 • Bibliografia • 818 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
- O que é o conhecimento transcendental, para Kant?
Partido do conceito de idealismo transcendental no qual Kant afirma que é todos os fenômenos ou doutrinas
"Chamo idealismo transcendental de todos os fenômenos a doutrina segundo a qual nós os consideramos sem exceção simples representações, não coisas em si"
Então conhecimento transcendental para Kant é todo o conhecimento que em geral não se ocupa tanto com os objetos, mas sim com o nosso modo de conhecimento .
2 – O que são juízos analíticos, juízos sintéticos a posteriori e juízos sintéticos a priori?
“Em todos os juízos, nos quais se pensa a relação entre um sujeito e um predicado... esta relação é possível de dois modos. Ou o predicado B pertence a o sujeito A como algo que está contido (implicitamente) nesse conceito A, ou B está totalmente fora do conceito A, embora em ligação com ele”
Os juízos então para Kant são formas de conhecimento e há duas formas básicas de conhecimentos que foram levantadas. Juízos analíticos e juízos sintéticos.
Juizo analítico de acordo com Kant “ ...os juízos (os afirmativos) são analíticos, quando a ligação do sujeito como predicado é pensada por identidade.”
O juízo analítico para Kant tem mais a ver com racionalismo é uma forma de conhecimento seguro, esta ligado ao pensamento lógico e a capacidade de deduções ligada por exemplo as matemáticas.Possibilita a dedução e o raciocínio ancorado em uma forma de conhecimento seguro mas não possibilita o desenvolvimento de novos conhecimentos. De acordo com Kant não é uma forma confiável de desenvolver conhecimento.
E o juízo sintético a posteriori para KANT “...aqueles, porém, em que a ligação do sujeito como predicado é pensada sem identidade,deverão chamar-se juízos sintéticos.”
Os juízos de experiência,como tais,são todos sintéticos,pois seria absurdo fundar sobre a experiência um juízo analítico, uma vez que não preciso de sair do meu conceito para formular o juízo e, por conseguinte, não careço do testemunho da experiência.
Então de acordo com Kant juízo sintético tem mais a ver com empirismo esta relacionado com as sensações, percepções. Esse juízo é capaz de gerar novas formas de conhecimento, mas não seguros. Não é completamente confiável de acordo argüição de Kant ao longo do texto para o desenvolvimento de ciência.
Juizo sintético priori é a junção das duas formas de conhecimento juízo sintético juízo analítico. Esse fato favorece o desenvolvimento cinetifico baseado tanto na dedução quanto na esperiencia.
3 – Por que a física de Einstein é ciência, segundo Popper, e a psicanálise não o é?
Porque Einstein diferentemente de Freud ,pai da psicanálise, não trabalha olhar para trás, e usando dados do passado para "predizer" o presente, Einstein trabalhava olhando para frente, e predizendo o futuro estado das coisas
Popper percebeu que na Teoria de Einstein se o futuro não correspondesse às suas predições a sua teoria seria conclusivamente refutada.
Freud entretanto poderia sempre fazer diferentes leituras do passado com intuito de manter algum tipo de confirmação para sua teoria.
Por isso a teoria de Einsten é considerada uma teoria cientifica e a teoria de Feud pseudociência..
4 – Como Darwin justifica o princípio da seleção natural?
Ele justifica alegando em seu trabalho que um dado organismo chega ambiente com características físicas definidas. Se ele apresenta características favoráveis que o possibilite dar procedência a a vida e perpetuar a espécie nesse ambiente ele sobrevive e perpetua sua espécie. Ententranto se o organismo apresenta características desfavoráveis para seu habitat no ambiente em questão, de forma colocar em risco a vida daquele microorganismo no habitar, e será eliminado desse ambiente.
...