Anafilaxia ou choque anafilático
Artigo: Anafilaxia ou choque anafilático. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: micelia • 21/9/2014 • Artigo • 255 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
A anafilaxia ou choque anafilático refere-se a uma reação a hipersensibilidade de sistema aguda a um antígeno, que mediada por IgE e envolve a ativação de mastócitos, resultando em um estado semelhante ao choque, envolvendo múltiplos sistemas orgânicos. Os sinais clínicos e a patologia que podem ser atribuídos a uma reação anafilática sistêmica variam de acordo com a espécie e geralmente se correlacionam ao órgão de choque primário, na sua mais grave manifestação: a morte. Essa variação reflete as diferenças na distribuição dos mastócitos, no conteúdo dos mediadores de seus grânulos, que são exclusivos de cada espécie e o tecido alvo primário que são tecidos alvos primários, que são os vasos sanguíneos e os músculos lisos. Os vasos sanguíneos e os músculos lisos variam em seu conteúdo de receptores de histamina e, como tal, alguns são mais suscetíveis do que outros a influencia da histamina. Pelo que se mencionou antes, os sinais precoces da anafilaxia podem ser variados. Os sinais cutâneos incluem prurido, hiperemia e angiodema. A espécie mais sensível ao desenvolvimento de anafilaxia é o porquinho da índia. As alterações patológicas mais comuns na maioria das espécies e enfisema pulmonar, exceto no caso de cães para os quais o principal órgão de choque é o fígado, congestão hepática grave e hemorrágica visceral é os achados mais comuns.
Os tipos de antígeno que podem iniciar uma reação anafilática sistêmica são diversos, mais comumente incluem fármacos (especialmente antibióticos tendo como base a penicilina), vacinas e venenos de insetos picantes e soro hierólogos. (ZACHARY, 8 ed; ).
...