TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes mellitus

Projeto de pesquisa: Diabetes mellitus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.585 Palavras (15 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido em forma de Atividade Prática Supervisionada (APS), sob coordenação da professora Siomara Rodrigues, de um caso clínico com enfoque no Diabetes Mellitus com o intuito de melhor aprendizado e conclusão do presente semestre.

Em alguns encontros de grupo, foi realizada pesquisas para conhecer a vida e rotina de uma paciente portadora de diabetes mellitus. Além de compreender melhor o tema e apresentar seu conceito, sua fisiopatologia, sinais e sintomas e possíveis tratamentos.

Contudo levaremos, ao conhecimento de todos, informações gerais sobre a diabetes mellitus e sua estatística na população brasileira, aos quais estarão especificadas nas páginas subsequentes.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

O Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis aumentados de glicose no sangue, resultante dos defeitos na secreção de insulina, ação da insulina ou ambas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes no Brasil baseado no censo IBGE 2010, o novo número de pacientes com diabetes no Brasil é de 12.054.827.

Dados do Ministério da Saúde de maio de 2012 revelam que no Brasil a população adulta atingida pela doença é de 5,6%, sendo mais mulheres (6%) do que homens (5,2%). Entre os idosos com mais de 65 anos, 21,5% sofrem com diabetes.

1.2 JUSTIFICATIVA

Este estudo tem como enfoque um caso clínico de uma idosa portadora do diabetes mellitus.

O aumento de peso é um grande vilão na propagação da doença, a população brasileira acima do peso aumentou cerca de 6% em 5 anos.

Estudos comprovam que o diabetes tipo 2 corresponde a 90% dos casos e, está totalmente associado ao excesso de peso.

1.3 Objetivo Geral

O objetivo desse trabalho é a elaboração de um caso clínico e assim compreender a realidade dos pacientes em relação à diabetes mellitus.

1.4 Objetivo Específico

• Elaborar um caso clínico.

• Conhecer o impacto da diabetes na sociedade.

• Analisar se a paciente tem suporte necessário que atenda as necessidades decorrentes da doença.

• Informar cuidados específicos da doença.

2. METODOLOGIA

2.1 TIPO DE ESTUDO

Trata-se de um estudo descritivo fundamentado na disciplina de Prática Clínica do Processo de Cuidar da Saúde do Adulto, com base em livros e artigos científicos que abordam informações de conceito, epidemiologia, fisiopatologia, farmacologia, manifestações clínicas, intervenções e diagnósticos de enfermagem direcionados a paciente portadora de diabetes mellitus.

2.2 ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

Após dadas as informações em sala sobre a elaboração do trabalho, pela Prof. Siomara Rodrigues, foram realizadas visitas individuais aos pacientes e posteriormente reuniões em grupo para pesquisa em livros e artigos científicos, onde foram realizadas as pesquisas online.

2.3 PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Além de dados colhidos de livros e artigos científicos, foram obtidos também na própria sala de aula através das ministrações das aulas oferecidas pela professora Siomara Rodrigues da Faculdade de Ensino de Minas Gerais

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 Epidemiologia da Doença ou Agravo á Saúde

O diabetes mellitus é comum e de incidência crescente, é reconhecido como problema de saúde pública em vários países do mundo. Ele atinge 246 milhões de pessoas no mundo e tem status de epidemia agravo, devido ao crescimento e ao envelhecimento populacional. A maior parte desse aumento se dá em países em desenvolvimento, acentuando-se, nesses países, o padrão atual de concentração de casos na faixa etária de 20-79 anos.

No Brasil, existem hoje 5 milhões de diabéticos. Estimativas revelam que até 2025 serão 11.6 milhões. Alguns dos fatores que favorecem esse crescimento alarmante de caso são o estilo de vida e o envelhecimento da população (tab. 1).

Segundo o Internacional Diabetes Federation (2002), a população mundial de diabéticos é cerca de 5,5 bilhões de pessoas, sendo que na população adulta (entre 20-79) este número é de 3,3 bilhões. O impacto global do diabetes é relevante. As maiores incidências ocorrem: Leste do Mediterrâneo e Oriente Médio: 17 milhões, América do Norte: 21.4 milhões, Europa: 22.5 milhões, Sudeste Asiático:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com