TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DAS BACTÉRIAS.

Monografias: ESTRUTURAS DAS BACTÉRIAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: X da XX – Radiologia – RGM: 000.ooo

Microbiologia e Imunologia (Bactérias)

Estruturas bacterianas e suas funções; A célula bacteriana apresenta varias estruturas, dando assim resistência as bactérias contra nossas defesas imunológicas, as estruturas de uma célula bacteriana típica são:

COLOCAR FIGURA !!!!!!!

Cápsulas

É uma camada que recobre a parede celular, polissacarídica geralmente, mas podem ser proteínadas também. Esta estrutura mantém a célula bacteriana resistente à fagocitose.

Parede Celular

A parede recobre a membrana, e é ela quem confere alguma forma à bactéria. Não é uma estrutura simples, e em algumas espécies é possível observar as endotoxinas, substâncias que induzem o sistema imune a ter uma reação exacerbada (conhecida como choque séptico) e provocar a morte do próprio hospedeiro. Se gram-negativas, a coloração é avermelhada, com pouca variação deste tom, com a parede formada por duas camadas. Se gram-positivas, a coloração é arroxeada, também com pouca variação deste tom, com a parede formada por uma camada apenas.

Membrana Celular

Esta membrana é na verdade uma camada dupla de fosfolipídios, mas também contem proteínas essenciais auxiliadoras na permeabilidade de nutrientes, na defesa e na produção de energia.

Ribossomos

Dispersos no interior da célula, esta estrutura é responsável pela aparência rugosa que a célula tem.

Fímbrias

Também conhecidas como “pili”, estas estruturas são microfibrilas (curtas e finas) proteicas, características das bactérias gram-negativas e diferentemente dos flagelos, não servem para locomoção, mas para adesão. Existe ainda um tipo específico de fímbria, a sexual. Esta serve para auxiliar no processo de conjugação, ligando as bactérias para que troquem material genético.

Citoplasma

O citoplasma da célula bacteriana é um líquido viscoso, constituído por proteínas dissolidas em água e por inúmeros tipos de pequenas moléculas e íons. Aí acontecem as milhares de transformações químicas que caracterizam a vida da bactéria.

Nucleóide

O cromossomo bacteriano é constituído por uma molécula circular de DNA, que fica mergulhada no líquido citoplasmático. A região onde se concentra o cromossomo é chamada nucleóide. O cromossomo contém genes necessários ao crescimento e à reprodução da bactéria, as informações genéticas são traduzidas em moléculas de proteínas que constituem as diversas partes da célula e controlam o funcionamento celular, atuando como enzimas.

Flagelo

Esta estrutura é responsável pela motilidade da bactéria, está preso à membrana plasmática e é proteinado.

Descrição das Principais Categorias ou Grupos de Bactérias

Os procariotos são divididos em eubhactérias e arqueobactérias. As arqueobactérias não possuem peptidoglicano, vivem em condições adversas (ex: altas temperaturas, pH baixo ou elevado teor de sal) e efetuam reações metabólicas pouco comuns, como a formação de metano. Já as eubactérias são subdivididas baseando-se nas características da parede celular. Assim, as quatro categorias principais de bactérias são: Eubactérias Gram-positivas com parede celular; Eubactérias Gram-negativas com parede celular; Eubactérias sem parede celular e Arqueobacterias.

1) Eubactérias Gram-negativas dotadas de Parede Celular

Apresentam envoltório celular complexo, constituído de uma membrana externa, uma camada interna delgada de peptideoglicano (com ácido murâmico) e membrana citoplasmática. Podem ter forma esférica, oval, em bastonete reto ou curvo, helicoidal ou filamentosa; apresentar bainha ou serem encapsuladas. A motilidade pode estar presente ou não e é realizada através de flagelos ou por deslizamento. Sua reprodução é por divisão binária, porém alguns grupos se reproduzem por brotamento.

Podem formar estruturas frutíferas e mixosporos. Podem fazer parte deste grupo: bactérias fototrópicas ou não-fototrópicas, incluindo espécies aeróbias, anaeróbias, anaeróbias facultativas e microaerófilas.

2) Eubactérias Gram-positivas dotadas de Parede Celular

Podem ser esféricas, em forma de bastonete ou filamentos, estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com