TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Artigos Científicos: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

O movimento retilíneo e uniforme e suas características

Nomes dos autores Departamento de Engenharia Civil

Faculdade Integrado de Campo Mourão

Este é o resumo do relatório. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100-150 palavras. Deve conter todas as informações necessárias para que um leitor tenha uma idéia clara do que foi feito e, principalmente, quais resultados foram obtidos. As dicas que se seguem explicam de maneira genérica como deve ser a formatação de um relatório em estilo artigo científico, tanto a nível de separação lógica de unidades de texto como em formatação de equações, figuras e tabelas. Como pode ser visto, o resumo é formatado em um parágrafo simples, com tamanho de letra ligeiramente menor que o do texto. Não se usa abreviações no resumo. É obrigatório citar e discutir o valor medido das grandezas pertinentes como informação final do resumo, já que no caso desta disciplina as experiências possuem o objetivo de medir alguma grandeza física bem definida.

Introdução

Um móvel faz o Movimento Retilíneo Uniforme quando as distâncias percorridas por este mesmo são iguais em intervalos de tempo iguais. O móvel pode ser dividido em: progressivo, que é quando o movimento está no mesmo sentido da orientação da trajetória e a velocidade está maior que zero, sua velocidade escalar é positiva, ou retrógrado é quando o movimento está contra a orientação da trajetória e a velocidade é menor que zero, a sua velocidade escalar é negativa, porém na pratica não existe velocidade negativa, mas só é usado para indicar o sentido do movimento.

O Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é muito simples de ser entendido mas também é muito difícil de ser encontrado no nosso dia a dia.

No MRU há o deslocamento de um corpo em relação a um referencial, sua trajetória é uma reta, que não contém variação do módulo da velocidade. O móvel percorre caminhos iguais em tempos igual, sendo o movimento retilíneo e uniforme, podemos afirmar que sua aceleração é nula.

Esse movimento tem como descrição a seguinte formula X = x0 + VT, onde:

X = Posição do móvel,

x0 = Posição inicial,

V = Velocidade,

T = Tempo.

Procedimento experimental

Para ter sido efetuado o cálculo da velocidade média do móvel, foi preciso ter uma noção do espaço percorrido e do tempo gasto pelo mesmo, a cada instante que é percorrido obtêm-se sua respectiva área de localização. Os valores possíveis para essa realização foi preciso o auxílio dos seguintes equipamentos: Base de sustentação com um plano inclinado articulável com escala de 0° a 45°; tubo lacrado contendo óleo e uma esfera de aço e bolha; um ímã; nível de bolha para superfície; e um cronômetro para ter uma base do tempo.

Durante a experimentação, a esfera se colocava no tubo com inclinação de 15° na posição 0 mm fixada pela atração do ímã, e logo em seguida era solto para ela percorrer até a marca de 100 mm, e era preciso estar atento com o cronômetro para que quando a esfera entrava em movimento, teria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com