TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiolgia Humana

Monografias: Fisiolgia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

1- Explique o que é fisiologia e homeostasia.

Fisiologia e a ciência que estuda as funções de todos os sistemas e os fenômenos orgânicos normais dos seres vivos.

Homeostasia e o equilíbrio dinâmico do organismo que mantem a vida dos seres vivos, através da realização das funções celulares, teciduais e dos sistemas, no tempo adequado.

2- O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomos, paroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Os ribossomos são estruturas granulosas que contêm uma mistura de RNA e proteínas. São responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas na célula.

Retículo endoplasmático rugoso e a parte do retículo endoplasmático que contém ribossomos, que é responsável pela síntese proteica.

Retículo endoplasmático liso e a parte livre de ribossomos é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.

O complexo de Golgi é formado por várias camadas de vesículas finas e achatadas e está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático. As substâncias são transportadas para o complexo de Golgi, onde serão processadas para formar os lisossomos.

Lisossomos depois de transformadas são dispersas no citoplasma em forma de vesículas, contendo enzimas hidro líticas, responsáveis pela lise.

Peroxissomos são vesículas que contêm oxidases, capazes de combinar íons de oxigênio (O2) com íons de hidrogênio (H) para formar o peróxido de hidrogênio (H2O2).

Mitocôndrias e nessa organela (na mitocôndria) que ocorre a biossíntese aeróbia de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma substância de alta energia.

3- O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?

Liquido Extracelular - Meio liquido que imerge as células, delimitando os espaços entre elas, pode entrar e sair das células, dos vasos sanguíneos, sendo transportado pelo sangue para qualquer parte do corpo, deve ser precisamente controlado para boa manutenção da célula.

Liquido intracelular – Localizado na parte interna da célula, corresponde a 40% do peso corporal, a grande diferença entre eles e a quantidade de íons de sódio, cloreto, bicarbonato, glicose, oxigênio, aminoácidos e ácidos graxicos que no liquido extracelular e constante.

Os íons e os nutrientes são transportados dos fluidos extracelulares para os intracelulares.

4- O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

Difusão Simples

Movimento contínuo das moléculas

Através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética.

Ex: água, gases, íons

Difusão Facilitada

Este tipo de transporte de membrana (difusão facilitada) ainda é passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora ou carreadora.

Ex: glicose e aminoácidos.

Osmose

Osmose é o transporte da água (solvente) através de uma membrana semipermeável, devido à espessura pequena do poro da membrana.

Transporte ativo

É responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração.

Ex: íons cálcio, sódio e potássio.

5- Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.

Despolarização - quando a célula está com o potencial de membrana de -70 milivolts (potencial de repouso), antes do início do potencial de ação, diz-se que a membrana está polarizada. Com a chegada de um estímulo, que pode ser químico, mecânico, térmico, entre outros,

a membrana celular torna-se permeável aos íons sódio, que entram imediatamente a favor do gradiente eletroquímico.

Repolarização - depois de a permeabilidade da membrana aos íons sódio ter aumentado, os canais de sódio começam a fechar e os de potássio a se abrir, e a membrana fica mais permeável ao potássio. Desse modo, podemos imaginar que, após a despolarização, existe um excesso de cargas positivas e, portanto, com a difusão dos íons potássio para o exterior da célula, essa polaridade é restabelecida, tornando-a repolarizada.

Hiperpolarização -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com