TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isabelcma

Trabalho Universitário: Isabelcma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 6

1) O que são curvas de isodose?

São curvas ou linhas que ligam os pontos com mesmos valores de dose.

2) Qual a importância das curvas de isodose para a Radioterapia?

Para auxiliar na visualização da dose no volume do tumor e no seu entorno.

•As curvas de isodose para um dado aparelho de teleterapia são também denominadas de cartas de isodose, que são mapas da distribuição da dose dentro do paciente.

•A informação fornecida pelas curvas de isodose estão distribuidas ao longo de um plano dentro do paciente. As curvas de isodose são portanto, bidimensionais

3) Como se obtém experimentalmente as curvas de isodose? O que é perfil de dose e como se faz para obtê-lo experimentalmente?

podem ser obtidas irradiando-se um fantoma de água,e medindo a dose em vários pontos ao longo e transversalmente ao eixo central do campo, em relação à dose máxima na profundidade de equilíbrio eletrônico no eixo central do campo.

? 2

4) A figura abaixo mostra duas curvas de isodose para feixes de diferentes energias. Qual dos feixes é mais energético e por que?

5) Que fatores podem modificar as curvas de isodose?

Contorno do paciente

•Uso de filtros : Compensador

Em cunha

•Presença do Pulmão

•Presença de Osso

6) O que acontece com as curvas de isodose quando o feixe não incide perpendicularmente na superfície? Faça um desenho para ilustrar este efeito.

7) Quais as principais diferenças entre um filtro compensador e um bolus?

Os filtros compensadores absorvem parte da radiação, diminuindo o seu rendimento, daí, devemos levar em conta um fator de absorção para o filtro, chamado de fator do filtro (fw).

O filtro compensador é apenas um absorvedor colocado no feixe de radiação, cuja espessura é variada para compensar o aumento da dose profunda, devido à falta de tecido no contorno do paciente

Quando utilizado em feixes de alta energia, a região de build up não se formará no paciente e sim no bolus

BOLUS Podemos evitar a modificação da isodose colocando um material de densidade igual à do tecido na superfície do paciente de tal forma que as irregularidades de contorno sejam corrigidas.

8) O que é um filtro em cunha? Para que ele é utilizado? Como ele modifica as curvas de isodose de um feixe que incide perpendicularmente a uma superfície?

São planejamentos técnicos radioterápicos, necessitamos usar curvas de isodose não- achatadas e sim, curvas de isodose cujas linhas formem ângulos preestabelecidos. Para isso temos que colocar no feixe um filtro com a forma de uma cunha

? 3 ? 3?4???????????

9) O que é ângulo do filtro em cunha?

E a curvas de isodose não- achatadas e sim, curvas de isodose cujas linhas formem ângulos preestabelecidos.Ângulos mais usados :15°, 30°, 45° e 60°. Atentar para o fato de que o ângulo do filtro não é o ângulo da cunha e sim o ângulo da curva de isodose.

10) Qual a importância fundamental de se utilizar filtro em cunha no tratamento de mama com Radioterapia?

As curvas de isodose resultantes equivalem ao somatório de todas curvas de isodose dos campos de radiação aplicados no tratamento

Curvas de isodose para dois campos paralelos e opostos incidindo na mama. Há formação de “ponto quente” na região do mamilo.

SOBRE PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO

11) Quais os principais objetivos do planejamento do tratamento em Radioterapia?

localização do tumor ou volume alvo no paciente.

-quantificação homogênea da dose prescrita no volume tratado

12) Descreva os procedimentos para se obter o contorno do paciente manualmente. Que outra forma existe para obtenção deste contorno?

necessitamos do contorno da região do paciente em um plano onde se encontra o volume a ser tratado Plano Transversal (axial).Plano Sagital.Plano Coronal. Freqüentemente usamos o plano transversal

• Por meio de TC (Tomografia Computatorizada) podemos ter com grande precisão o contorno do paciente e a localização de estruturas internas

• com o auxílio de um medidor especial(conhecido por pelvímetro), mede-se os diâmetros ântero-posterior(DAP) e transverso (DT) do paciente, na região de interesse. Ajusta-se um fio flexível de chumbo na pele do paciente, e com cuidado o transpomos para o papel

13) Quais os principais objetivos da simulação do tratamento em Radioterapia?

determinação da posição de tratamento do paciente.

-identificação do volume-alvo

-determinação da geometria do campo de tratamento.

14) O que é um simulador de tratamento? Descreva-o suscintamente.

15) O que é simulação virtual? Que recursos de imagens são disponíveis?

16) O que é DRR? O que é BEV na simulação virtual?

17) Quais as etapas ou procedimentos de uma simulação convencional?

18) O que é tatuagem em Radioterapia? Por que este procedimento é necessário?

19) Quais as principais diferenças entre os procedimentos de uma simulação convencional e planejamento 2D quando comparados com simulação e planejamento 3D?

20) Qual a importância do posicionamento no tratamento em Radioterapia?

21) Por que é importante o uso de acessórios de imobilização no tratamento em Radioterapia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com