TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia E Parasitologia

Exames: Microbiologia E Parasitologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA DO TRABALHO

Técnico em Enfermagem

Microbiologia e Parasitologia

Evander Lisboa de Andrade

Thais de Sousa

Wanessa Christina da Costa Gonçalves

Vírus

Vírus são partículas ou fragmentos celulares tão pequenos só podem ser vistos com o auxilio de um microscópio. São formados apenas pelo material genético (DNA ou RNA) e possuem uma membrana de revestimento. Os vírus possuem a característica de ultrapassar filtros e esses retêm as bactérias.

Os vírus são os grandes responsáveis por diversas doenças infecciosas dentre elas a AIDS, raiva, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola, herpes, catapora, mononucleose e tantas outras.

As transmissões dos vírus podem ocorrer de diversas formas:

• Através da picada de mosquito os chamados vetores. (Ex: Aedes Aegypti)

• Mordida de animais. (Ex: Raiva)

• Contaminação sanguínea. (Ex: Hepatite B e AIDS)

• Através da saliva e trato respiratório. (Ex: Catapora, Herpes, Sarampo)

• Transmissão no ato sexual, lesões na pele, amamentação, via oral fecal, urina e placenta. (Ex: HIV, Rubéola, Hepatite B)

Para algumas das doenças citadas acima existem vacinas e devido a isso essas doenças se tornam facilmente controláveis dentre elas estão Sarampo, Rubéola, Caxumba, Febre amarela e outros.

Bactérias

Bactérias são seres microscópicos unicelulares e procariontes visíveis somente a microscópio, apresentam formas variadas são seres unicelulares e procariontes. As bactérias são organismos decompositores que vivem no meio ambiente fazendo a reciclagem de matéria orgânica.

As bactérias são na maioria as grandes responsáveis por doenças na pele como acne, foliculite, carbúnculo, furúnculos, celulite, impetigo, erisipelas.

As formas de contaminação das bactérias são:

• Aspiração do agente infeccioso ou por fômites contaminados. (Ex: Pneumonia, Meningite)

• Contato intimo e prolongado com um individuo contaminado. (Ex: Hanseníase, Sífilis, Gonorreia)

• Aspiração ou Deglutinação da bactéria. (Ex: Tuberculose, Difteria, Botulismo, Diarreias bacterianas)

• Contato com lesão na pele. (Ex: Tétano)

A realização de exames de analises clinica permite a identificação das bactérias responsáveis por diversas das doenças citadas acima, outro exame muito utilizado é o antibiograma com teste de sensibilidade é um exame especifico usado para identificar a resistência / sensibilidade dessas bactérias aos antibióticos.

É através desses exames de análises clinicas que doenças como tétano, difteria e tuberculose e sífilis são identificados.

Fungos

Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Existem várias espécies de fungos dentre essas alguns são utilizados no preparo de queijos, pães, vinhos, medicamentos e produtos químicos, porem existem aqueles que são considerados tóxicos, ou seja, venenoso.

As principais doenças transmitidas por fungos:

• Contato com pele ou cabelo. (Ex: ptiriase, caspa, pé de atleta)

• Umidade do corpo humano. (Ex: micose na virilha, pés e dedos)

• Contato prolongado com a unha. (Ex: unheiro)

• Contato com a mucosa vaginal ou boca. (Ex: Candidíase)

• Contato prolongado com animais. (Ex: micose)

Para evitar o aparecimento de fungos basta seguir as dicas abaixo:

Enxugar bem todas as partes do corpo ao sair do banho, usar roupas frescas e bem limpas, principalmente na época de altas temperaturas, não andar descalço em locais úmidos e de grande circulação de pessoas (vestiários, saunas, etc.).

Não compartilhar instrumentos de manicure, evitar usar meias de tecidos sintéticos. As de algodão são as mais recomendadas, evitar contato físico com pessoas que estão com doenças de pele (muitas micoses são contagiosas).

- Em caso de suspeita, procurar rapidamente um dermatologista ou médico clínico geral. Identificar e tratar com rapidez doenças deste tipo é fundamental para que ela não aumente e possa se espalhar pelo corpo.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »