TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscopia E Ultilização Do Microscopio

Pesquisas Acadêmicas: Microscopia E Ultilização Do Microscopio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 7

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA O USO DO MATERIAL NAS AULAS PRÁTICAS:

Para um melhor rendimento em seu trabalho de laboratório, leia com atenção o roteiro referente à aula prática antecipadamente e observe a orientação sobre a utilização do material didático. O material é de uso de todas as turmas, recomendando-se, portanto que, no inicio de cada aula, os alunos façam a revisão do material a eles confiado. Qualquer alteração deverá ser comunicada ao professor. Solicitamos o máximo zelo com o material do laboratório, e em especial com os microscópios.

1. INTRODUÇÃO

A palavra microscópio é de origem grega (micros =pequeno, scopein =observar, olhar com atenção). A função do microscópio é fornecer imagens ampliadas de objetos que não seriam visíveis a vista desarmada. Esta ampliação é obtida por meio dos sistemas de lentes que estes aparelhos apresentam.

O microscópio óptico comum é composto por dois sistemas: SISTEMA MECÂNICO E SISTEMA ÓPTICO.

SISTEMA MECÂNICO:

a) Pé ou Base – é uma base firme, relativamente pesada, que se continua por um braço, por meio do qual o instrumento pode ser erguido.

b) Tubo ou Canhão – estrutura onde está reunido parte do sistema óptico: na parte superior, encontramos as lentes oculares e, na parte inferior, as lentes objetivas.

c) Revólver ou Porta Objetivas – estrutura acessória na qual as objetivas estão rosqueadas. Permite a observação através das diferentes objetivas, sem que para isto, se tenha que fazer nova focalização.

d) Platina – estrutura plana onde o objeto a ser examinado é fixado por meio de presilhas. Possui uma perfuração central por onde passam os raios luminosos.

e) Charriot – dispositivo adaptado a platina que permite movimentar a preparação nos dois eixos do plano (horizontal e vertical).

f) Parafusos Macrométrico e Micrométrico – parafusos com comando externo que permitem movimentação da platina em relação as objetivas ou vice-versa, dependendo do tipo de microscópio. O parafuso macrométrico realiza movimentos mais grosseiros. O parafuso micrométrico permite o enfoque com precisão. Em alguns modelos, os dois mecanismos encontram-se em um só comando externo.

SISTEMA ÓPTICO

a) Fonte de Iluminação – fornece a luz que ilumina o preparado, podendo estar localizada fora do corpo do microscópio ou fazer parte do mesmo.

b)Condensador – conjunto de lentes que projeta o foco luminoso sobre o objeto iluminado.

c)Oculares – Ampliam a imagem formada pela objetiva. O aumento final da imagem formada é dado pela multiplicação dos valores do aumento da ocular e da objetiva.

d)Objetivas – são formadas por um conjunto de lentes que captam a luz oriunda do condensador após a iluminação do objeto e formam uma imagem ampliada do mesmo, sendo fundamental para a definição de detalhes durante a observação microscopia. São em número de quatro: PANORÂMICA (4x); PEQUENO AUMENTO (10x); MÉDIO AUMENTO (40X); MAIOR AUMENTO ou de IMERSÃO (100x).

OBJETIVAS DE IMERSÃO (ABERTURA NUMÉRICA DE UMA OBJETIVA)

Para se aproveitar uma maior quantidade de luz quando a objetiva é de grande aumento pequeno diâmetro e utilizada a uma distância de trabalho muito pequena), trabalha-se com a lente frontal imersa em um líquido de alta refringência, em geral óleo de cedro (índice de refração de 1,575). Com o emprego desse óleo, pode-se fazer convergir o feixe luminoso proveniente do condensador, captando-se aqueles raios luminosos que, com objetivas secas, seriam perdidos. Estas objetivas são denominadas, objetivas de imersão. A conseqüência direta do emprego dessas objetivas é o aumento da luminosidade.

Dentre os vários tipos de objetivas pode-se destacar:

1. As acromáticas - apresentam o mesmo foco para as cores azul e vermelha, não sendo recomendadas quando se deseja uma visão precisa do material.

2. As planacromáticas; apresentam uma melhor correção cromática e a curvatura de campo foi quase eliminada, formando imagens planas do objeto. Esta deve ser empregada com ocular do tipo kpl. Este conjunto é empregado nos microscópios de pesquisa e em alguns modelos didáticos. As quatro objetivas são identificadas por inscrições presentes em seus corpos ou por um anel que indica o aumento da objetiva.

A finalidade de se usar um microscópio é obter mais detalhes do que os observados com a vista desarmada. A ampliação é um meio para se chegar a esse objetivo e não terá valor se a imagem produzida no final não contiver mais detalhes do que o observado sem o uso da aparelhagem apropriada.

Quando examinamos dois pontos ao microscópio, serão formadas imagens distintas. No entanto, se eles forem sendo aproximados gradualmente, as imagens se confundiram em um determinado momento, e o microscópio não conseguirá destingui -los separadamente. Deste exemplo, podemos tirar dois conceitos básicos em microscopia.

LIMITE DE RESOLUÇÃO – definido como a distância mínima, que deve existir entre dois pontos para que os mesmos possam ser descriminados como tais.

PODER DE RESOLUÇÃO – definido como a capacidade do sistema óptico de fornecer imagens detalhadas de objetos situados muito próximo um do outro. Depende essencialmente da objetiva. A ocular apenas aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com