TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATUREZA DA INFECÇÃO

Projeto de pesquisa: NATUREZA DA INFECÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como meta primordial desencadear reflexões ou sensibilizar os profissionais de saúde no que tange às infecções hospitalares. A equipe de saúde tem importante papel na cadeia de transmissão da infecção hospitalar ou domiciliar. As práticas adotadas para sua prevenção visam controlar a propagação de microrganismos que habitam o ambiente hospitalar e diminuir os riscos do paciente vir a adquirir uma infecção. Por outro lado, tanto as medidas gerais como as específicas de prevenção e controle de infecção implantadas na instituição também se direcionam para proteger o próprio trabalhador que ali desempenha sua função, quer seja prestando assistência direta ao paciente, como no caso da equipe de enfermagem, quer seja indiretamente, como o funcionário da higiene hospitalar, da lavanderia ou da nutrição e dietética. Toda a equipe de saúde tem responsabilidade com relação à prevenção da infecção hospitalar, devendo fazer correto uso das técnicas assépticas, dos equipamentos de proteção individual (EPI) e ou coletivo (EPC), quando necessário. Por sua vez, o empregador tem a responsabilidade de disponibilizar os recursos necessários à efetivação desses cuidados.

NATUREZA DA INFECÇÃO

Infecção é a entrada e multiplicação de um organismo (agente infeccioso) em um hospedeiro. Se um agente infeccioso (patógeno) apenas está presente em um hospedeiro, isso não significa que ocorrerá infecção. Se um micro-organismo está presente ou invade um hospedeiro, cresce e/ou se multiplica, mas não causa infecção, é conhecido como colonização. Uma doença infecciosa pode não apresentar risco de transmissão. Exemplo disso é a Pneumonia que é uma patologia infecciosa. Assim, a doença embora séria para o paciente, não representa um risco a outros, incluindo os cuidadores.

Se doença infecciosa pode ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra, é chamada de doença transmissível. Se os patógenos causam sinais e sintomas clínicos, a infecção é sintomática. Se os sinais e sintomas não estão presentes, a doença é chamada de assintomática.

CONCEITOS DE INFECÇÃO

É a resposta inflamatória provocada pela invasão ou presença de microrganismos em tecidos orgânicos.

INFECÇÃO COMUNITÁRIA

É a infecção constatada ou em incubação no ato da admissão hospitalar do paciente, desde que não relacionada internamento anterior.

São também comunitárias:

• A infecção que está associada à complicação ou extensão da infecção já presente na admissão hospitalar, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.

• A infecção em recém-nascidos, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, sitomegalovirose, sífilis e AIDS)

• As infecções de recém- nascidos associados com bolsa rota superior a 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com