TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantação De Alface/Armazenamento De Grãos

Pesquisas Acadêmicas: Plantação De Alface/Armazenamento De Grãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

HIDROPONIA

O projeto contempla a produção de alface, couve-manteiga, rúcula, salsa, cebolinha verde, hortelã, hoje está em desenvolvimento e teste de produção de couve flor e morango hidropônico.

Hoje o projeto desenvolve o cultivo de alface crespa, roxo e lisa para atender o projeto MESA BRASIL do SESC.

A produção tem por objetivo ensinar o acadêmico desde o plantio, transplante e produção, escolher a variedades de alfaces, produzir a solução nutritiva, também ensinando a logística da produção em escala.

As alfaces são semeadas em bandeja de isopor com 200 células em substratos até atingir 15 dias, após as mudas são lavadas e transplantadas no berçário para aclimatação das alfaces por uma semana e transplantadas para canos polipropilenos em solução NFT definitivos até a colheita.

Do plantio à colheita é feita entre 40 a 50 dias, com a vantagem de não ser usado fungicidas e inseticida, ou seja, sem produtos agrotóxicos.

Todo e qualquer cereal armazenado deve ser totalmente protegido da umidade das chuvas, da umidade do solo, do ataque de insetos e ratos. Para isso, adotar armazéns e paióis arejados, livres de goteiras, elevados do solo em cerca de 0,80 – 0,90 m, além de especial proteção ao ataque de carunchos e ratos.

Os cereais constituem a maior fonte de alimentos, tanto para os seres humanos como para os animais. Aproximadamente 90% dos grãos produzidos para o consumo provêm dos cereais, predominando o trigo, o milho e o arroz, que representam a base da alimentação de praticamente todos os povos.

São muitas as espécies de pragas que se encontram em produtos armazenados e seus subprodutos. Dentre elas, destacam-se os insetos como um dos mais importantes agentes responsáveis pelas perdas no período pós-colheita. A maioria das espécies são cosmopolitas, embora tenham sido disseminadas em todo o mundo, em razão, principalmente, dos intercâmbios comerciais.

Os insetos que desenvolvem em produtos armazenados apresentam características de acordo com o ambiente que se encontram os grãos e subprodutos. São pequenos, adaptados a viver em ambientes muito secos e escuros, onde outros organismos não sobreviveriam. Quanto aos seus hábitos alimentares, os insetos podem ser classificados em primários, secundários e associados. Os primários são capazes de romper o grão para atingir o endosperma; os secundários não são capazes de romper o grão e, geralmente, vivem associados aos insetos primários, pois, uma vez rompida a parte externa do grão, são capazes de se desenvolver; enquanto os insetos associados são freqüentemente encontrados nos grãos, porém, sem danificá-los; alimentam-se de detritos e fungos, podendo, no entanto, alterar a qualidade do produto final.

Os principais insetos de grãos e subprodutos armazenados são os pequenos gorgulhos, e, mariposas ou traças. Os gorgulhos, também conhecidos como carunchos, são muito resistentes, o que lhes permitem o movimento pelos reduzidos espaços entre os grãos, inclusive nas grandes profundidades dos silos e graneleiros, onde os espaços são muito comprimidos. As mariposas são frágeis e, em geral, permanecem na superfície da massa de grãos, causando assim menos prejuízos que os gorgulhos.

São vários os métodos de controle do caruncho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com