TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Artigos Científicos: Tecido Epitelial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  3.510 Visualizações

Página 1 de 5

TECIDO EPITELIAL:

O tecido epitelial, também chamado de Epitélios, é formado por células justapostas, unidas por pequena quantidade de liquido intercelular e são classificados em dois tipos: epitélio de revestimento e epitélio glandular. De acordo com o numero de camadas celular e a forma das células.

Todos os epitélios são mantidos por uma membrana basal de espessura variável. Estas separam os epitélios dos tecidos conjuntivos subjacentes. As membranas basais consistem de uma condensação da substância fundamental glicoprotéica reforçada por fibras reticulares, que formam um tecido contínuo com fibras colagenas, algumas de suas funções são a filtração de moléculas, regular a proliferação e a diferenciação celular, influir no metabolismo celular, etc.

Os Epitélios de revestimento podem ser simples ou estratificados, os simples possuem uma só camada e podem ser pavimentoso, com células achatadas, epitélio cúbico com células cúbicas e epitélio prismático também chamado de cilíndrico ou colunar, com células prismáticas ou colunares.

Podemos encontrar exemplos de epitélios pavimentos simples no mesotélio, que reveste as cavidades do corpo, como a cavidade pleural e vísceras, e no endotélio, que reveste as paredes dos vasos sanguíneos e linfáticos. Exemplos de epitélios cúbicos são o que reveste externamente os ovários enquanto que o prismático é encontrado no intestino delgado.

O Epitélio estratificado possui mais de uma camada e pode ser classificado de acordo com a forma das células da sua camada mais superficial, dessa forma o epitélio estratificado e formado por epitélio pavimentoso, cúbico ou de transição cujas células têm formato variável. Outra característica, o epitélio estratificado pavimentoso pode ser queratinizado ou não, como exemplo o revestimento de cavidades úmidas como a vagina e esôfago, feito pelo epitélio estratificado pavimentoso queratinizado enquanto a pele, onde a superfície e seca é revestida por epitélio não queratinizado.

O epitélio estratificado prismático esta presente em poucas regiões do corpo humano como na conjuntiva ocular e nos grandes ductos excretores das glândulas salivares, quanto ao epitélio de transição, sua camada mais externa é formada por células globosas de formato variado cuja forma varia de acordo com o grau de distensão do órgão, no caso da bexiga, as células ficam achatadas quando esta estiver cheia.

O epitélio pseudo-estratificado é formado por uma camada de células e seus núcleos parecem estar em varias camadas, todas as células estão apoiadas na lamina basal, discutida anteriormente, mas nem todas as células alcançam a superfície do epitélio. As células neuroepitelias constituem epitélios com funções sensoriais especializadas como exemplo as células das papilas gustativas e da mucosa olfatória. As células mioepiteliais são ramificadas e que contem miosina e um grande numero de filamentos de actina cuja função é contração, e atuam, por exemplo, nas glândulas mamarias glândulas sudoríparas e salivares.

As células do Epitélio glandular são tipos especializados de tecido que formam glândulas especializadas na produção de substâncias, secreções, que ficam armazenadas em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamadas de grânulos de secreção, podem ser utilizadas em partes do corpo ou eliminadas do organismo, um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com