VER-SUS: Relato De Experiencia
Ensaios: VER-SUS: Relato De Experiencia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luaradantas • 8/2/2015 • 488 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
VER-SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luara Rayane Dantas; Arthur Deyvison Melo de Santana; Italo Matheus Targino Moreira; Maria Clara Rangel Ribeiro; Maryanne Karla Machado de Araújo; Paulo Henrique de Santana Miranda; Sidney Rafael Gomes de Oliveira
Centro Universitário do Rio Grande do Norte- UNI-RN
Faculdade Natalense de Ensino e Cultura- FANEC
Universidade Potiguar- UNP
dantasluara.fisio@hotmail.com
Introdução
O sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, onde é baseado no modelo de promoção, proteção e recuperação da saúde. Entretanto, encontra-se também, o SUS, longe de ser do projeto que o descreve. Falhas desacatam seus princípios, gerando inúmeras críticas e insatisfações.
O estágio de vivência na realidade do sistema único de saúde (VER-SUS), tem como finalidade proporcionar o aprendizado de futuros profissionais de saúde e de outras áreas e, também, estimular a formação de profissionais comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS.
Este relato tem como objetivo divulgar a experiência vivida em São Miguel/RN no período de 14 a 23 de julho de 2014.
Descrição da experiência
O estágio foi vivenciado por acadêmicos de instituições públicas e privadas do estado, dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Psicologia. Todos tiveram a oportunidade de conhecer diversos ambientes determinantes em saúde do município como, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Centro de Vigilância em Saúde, Comunidades, Equipamentos de lazer, Aterro sanitário e Matadouro, além de reuniões com gestores, funcionários e usuários.
Ao final de cada dia, os participantes se reuniam para debater as situações vistas, pondo como enfoque pontos positivos, negativos e propostas, além de cada um produzir um relatório referente a vivência.
Impactos
Durante todo o projeto pôde-se vivenciar as mais distintas realidades da saúde pública. Alguns locais surpreenderam, no entanto, outros foram tidos como insatisfatórios.
Na gestão em saúde apresentou-se apenas a secretária de saúde. Constatou-se que todas as questões em saúde do município centralizam-se a ela, consequentemente, foi visto que a gestão é falha, por sobre carga e falta da distribuição de atribuições.
De todos os locais visitados, o CAPs e o Núcleo de vigilância em saúde foram os mais plausíveis, tendo apenas detalhes à serem resolvidos. No entanto, locais como o suposto aterro sanitário, lixão e hospital municipal apresentaram falhas gravíssimas. Em outros locais, foi constatado vários pontos negativos, mas pontos positivos também foram observados.
A participação da população foi mínima, fato bastante preocupante, pois sabe-se da necessidade do usuário participar das questões em saúde. Foi observado também que esse problema se dá por causa da falta da educação em saúde.
...