TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conscientização Sobre Intolerâncias Alimentares

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

Conscientização sobre intolerâncias alimentares

Adriano Munhós1,Isabella Marques1, Suélen Dias1, Mônica Lourdes Palomino de Los Santos2; Lisiane Barreto Lima3

1Acadêmicos do Curso de Nutrição, Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp;

2Profª. Nutricionista Dra. do Curso de Nutrição, CentroUniversitário da Região da Campanha - Urcamp – monicasantos@urcamp.edu.br;

3Mentora do projeto

        

RESUMO:

Com o aumento do número de crianças que vem apresentando intolerâncias ao glúten, o presente trabalho visa levar conhecimento aos pais ou responsáveis dos alunos e as serventes-merendeiras das escolas municipais de Bagé. Foi realizada uma pesquisa exploratória com questionário para estendermos quais eram as principais dúvidas sobre os efeitos da intolerância, se durante a pandemia apresentou algum caso de intolerância e se eles apresentavam entendimento sobre a diferença entre alergia e intolerância alimentares. Tendo sido elaborado um material informativo com infográficos sobre os principais temas dos efeitos, sintomas e alimentos que possuem ou não glúten este matéria foi destinado á todos que encaminharam seu e-mail no questionário.

PALAVRAS-CHAVE: Intolerância ao Glúten; Questionário; Escolas Municípais;

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO:        2

METODOLOGIA:        3

RESULTADOS E DISCUSSÃO:        3

CONCLUSÃO:        4

REFERÊNCIAS:        5

INTRODUÇÃO:    

   A intolerância ao glúten é uma incapacidade do organismo em absorver os nutrientes do glúten, que é a principal proteína encontrada em alguns cereais. Em verdade, a toxicidade é relativa a partes do glúten, que recebem nomes diferentes de acordo com o cereal. No trigo é a Gliadina, na cevada é a Hordeína, na aveia é a Avenina, no centeio é a Secalina e no malte é a cevada (BENASSI, 2013; WOODWARD,2010).

A incapacidade de absorver partes do glúten pode ser devida a um componente genético ou pode ser adquirida em qualquer fase da vida. A intolerância pode ainda se manifestar após a ingestão de alimentos que contém este elemento, ou em casos assintomáticos, onde mesmo com a ausência dos sintomas o intestino sofre agressões pela ingestão ao glúten (MORAES et al., 2010)    

Existe ainda a forma assintomática e silenciosa em que o indivíduo pode ter uma alteração na parede intestinal (observado em biópsias), porém sem nenhum sintoma. E por fim a forma latente, onde o indivíduo apresenta, por um período, biopsia jejunal normal mesmo consumindo glúten, e por outro apresenta atrofia das vilosidades intestinais (LIU et al.,2014).                                                                          
        O tratamento da intolerância ao glúten é considerado dietético. Baseia-se na exclusão de alimentos que contém o glúten e seus derivados. A atenção a estes alimentos deve ser redobrada e o indivíduo deve realizar uma leitura minuciosa da listagem dos rótulos. Há relatos de pessoas com intolerância que sofrem dificuldades com a dieta, devido aos alimentos se tornarem monótonos, além de serem de alto custo (ARAÚJO et al., 2010).

O objetivo do trabalho é Divulgar a intolerância ao glúten, destacando os sintomas, causas e consequências, identificar intolerantes a partir do questionário e propor orientação alimentar com elaboração de receitas simples e acessíveis.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa realizada pelos alunos do 1° módulo do curso de Nutrição da Faculdade Urcamp, onde será aplicado um questionário para os alunos, professores e pais responsáveis com intuito de identificar os intolerantes presentes na escola, este estudo será realizado nas Escolas Fundamentais, que estão localizadas na cidade de Bagé, a pesquisa desenvolvida terá um período de agosto a novembro.

A pesquisa é considerada de origem exploratória, pois busca levar informações para conscientizar diversos públicos no quais são serventes-merendeiras, os pais ou responsáveis dos alunos matriculados nas escolas entre outros. A pesquisa do projeto tem como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre os efeitos da intolerância ao glúten, e quais são os devidos alimentos a serem utilizados na alimentação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

      A partir dos resultados obtidos, em um total de setenta respostas no questionário construído, evidencia-se a importância do esclarecimento sobre intolerância ao glúten nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (323.4 Kb)   docx (230.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com