TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Alimentos Disponíveis no Mercado

Por:   •  23/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

OS ALIMENTOS DISPONÍVEIS NO MERCADO

Deise Neta Dos Santos

01573689

Nutrição

O alimento é muito mais do que uma fonte de nutrição. A história da humanidade atesta que o ser humano utiliza o alimento como forma de socialização, como expressão cultural de seus valores e crenças sobre o mundo e, finalmente, como forma simples de prazer. O significado do alimento não está ligado, portanto, exclusivamente a características intrínsecas relacionadas ao seu valor nutricional, como o teor de fibras e vitaminas, mas também ao seu significado social e cultural.

Na contramão da recomendação central do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) no Brasil, o consumo de alimentos ultra processados vem aumentando nas últimas décadas. E esse resultado pode estar associado ao ritmo acelerado da vida moderna que vem estimulando o aumento do consumo de produtos industrializados. Com isso, as indústrias de alimentos investem cada vez mais recursos em propagandas de seus produtos, com o objetivo de conquistar novos e fiéis consumidores, expandindo o mercado e fazendo com que estes acreditem estar consumindo alimentos saudáveis do ponto de vista nutricional.

Dentre os alimentos no mercado alguns são denominados em: in natura, minimamente processados, processados, ultra processados, Diet, light e alimentos para fins especiais.

Os alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido qualquer alteração como: folhas, frutas, ovos, peixes e que devem ser consumidos com maior frequência.         

Os Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas, submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, secagem, fermentação, pasteurização, vale dizer, produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados para criar preparações culinárias, como óleos, gorduras, açúcar, sal.

Já os Alimentos processados são produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, tais como: frutas em calda, legumes em conserva, queijos e pães, com o objetivo de torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar.

Os alimentos ultra processados produtos cuja fabricação envolve diversas etapas, técnicas de processamento e ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. O objetivo do ultra processamento é tornar o alimento atraente, acessível, palatável, apresentar longa vida de prateleira e praticidade, como macarrão instantâneo, refrigerantes, biscoitos recheados, salgados de pacote.

Os produtos diet são aqueles destinados a pessoas que possuem necessidades alimentares específicas em razão, por exemplo, da presença de alguma doença. Por essa razão, esses produtos são considerados pelo Ministério da Saúde como “alimentos para fins especiais”. Para que um alimento seja considerado diet, algum nutriente é retirado ou reduzido a 5%.

Os produtos light, diferentemente dos produtos diet, devem ser consumidos por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Nesses casos, os alimentos apresentam redução de alguns nutrientes ou de valor energético em, no mínimo, 25% quando comparados com o produto convencional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com