As Vantagens em Relação ao Sistema Convencional
Por: Welysson Emanuel • 24/4/2023 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
RESUMO SIMPLES: Estudo Original
EXODONTIA ATRAUMÁTICA COM USO DO SISTEMA BENEX – VANTAGENS EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL
Autor: Welysson Emanuel Muniz Beserra
Instituição: Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)
Palavras-chave: benex, atraumática, exodontia
INTRODUÇÃO
Com o advento da tecnologia, surgiram técnicas de exodontia atraumática que buscam preservar o tecido ósseo e reduzir os traumas ao paciente, permitindo uma melhor reabilitação protética. Entre essas técnicas, destaca-se o sistema de extração Benex, que se mostrou eficaz na aceleração da cicatrização precoce dos tecidos moles e consequentemente na redução da dor e do tamanho da ferida. No entanto, é estritamente necessário um grau maior de educação e treinamento para a seleção adequada de cada caso, identificando suas particularidades, além do conhecimento do uso do dispositivo. A implementação desse conhecimento no planejamento do tratamento é fator imprescindível para garantir o sucesso do tratamento.
OBJETIVO
Estudos como este buscam investigar a viabilidade clínica das técnicas de exodontia atraumática, e evidenciar suas diferenças e vantagens em relação ao sistema de exodontia convencional por meio de fórceps e alavancas.
MÉTODO
O estudo incluiu 38 pacientes que possuíam dentes unirradiculares com indicação para exodontia. Eles foram divididos em dois grupos iguais: um grupo que realizou a extração por meio do método convencional e outro grupo utilizando o sistema Benex. O procedimento com o sistema Benex consistiu em perfurar o canal radicular e inserir um parafuso que permitiu a extração do dente.
RESULTADOS
O sistema Benex permite a extração dentária de forma simples e não danosa ao tecido, exige pouco esforço do cirurgião-dentista. O método de exodontia atraumática por meio do sistema Benex é vantajoso e viável clinicamente, pois reduz significativamente as chances de dano ao tecido mole e ósseo adjacente, sendo recomendado para pacientes de alto risco que passaram por radioterapia ou tratamento com bifosfonatos. Além disso, essa técnica diminui as complicações pós-operatórias. A única desvantagem é a limitação aos dentes com uma ou várias raízes, desde que essas não sejam divergentes. Os principais resultados dos estudos sobre a exodontia atraumática foram obtidos por meio da comparação com a técnica convencional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O uso do sistema Benex para extrações atraumáticas em dentes unirradiculares ou multirradiculares sem raízes divergentes possui vantagens significativas nos processos de
cicatrização e epitelização da ferida, além de alívio na dor pós operatória mais dores e menor índice de complicações.
REFERÊNCIAS
MAKKI, A. Z. et al. Evaluation of post-extraction healing after atraumatic axial tooth extraction using Benex system II versus conventional extraction: Randomized control trial. The Saudi dental journal, v. 33, n. 8, p. 923–928, 2021
PINHEIRO,
...