TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dentição dos Suínos

Por:   •  21/9/2022  •  Tese  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 3
  • Suínos

Os porcos domésticos são descendentes dos javalis, que foram domesticados sofrendo, com o passar do tempo, transformações não só relacionadas com seus hábitos, mas também com sua forma, inclusive em suas estruturas dentárias.

Os leitões ao nascer apresentam oito dentes decíduos completamente expostos, que ajudam no procedimento de adequada preensão do teto da porca. Mas, por serem muito pontiagudos e desenvolvidos, principalmente os caninos, esses dentes são lixados ou cortados logo após o parto, para evitar ferimentos e lesões, tanto à mãe quanto aos filhotes, durante a disputa pelas glândulas de maior produção de leite.

[pic 1]

Figura 1.1 Filhotes de porco mamando nos tetos da mãe. Fonte: Mamas Duft lässt Ferkel besser gedeihen, publicado em 2011. Disponível em: https://www.spiegel.de/wissenschaft/natur/entwoehnung-mamas-duft-laesst-ferkel-besser-gedeihen-a-792901.html

Suínos são animais difiodentes, ou seja, possuem duas dentições (dentes decíduos e dentes permanentes). Já no primeiro mês de vida, os primeiros incisivos (Di) e o 3º e 4º pré-molares decíduos (Dp3 e Dp4) germinam. Pelo segundo e terceiro mês, respectivamente, o 2º pré-molar (Dp2) e o 2º incisivo decíduos (Di2) eclodem, para completarem a dentição decídua. Sendo assim, a primeira dentição dos suínos é composta por 28 dentes e sua fórmula é:

                                         [pic 2]

Após seis meses, o primeiro dente permanente eclode, porém a dentição permanente só estará completa por volta dos 18 meses de idade. Suínos apresentam dentição permanente com 44 dentes, com 22 dentes na parte superior e 22 na parte inferior, sendo 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares, 6 molares, na parte superior e a mesma quantidade na inferior. Sua fórmula é:

                                                 [pic 3]

A oclusão em suínos é isognática, ou seja, a superfície de oclusão do arco dental maxilar repousa sobre o arco dental mandibular quando a boca está fechada. Essa característica particular dos suínos, e que os difere dos outros animais domésticos, são seus dentes caninos, ou presas, que continuam a crescer por toda a vida do animal.

Os molares apresentam eminências altamente desenvolvidas e especializadas na trituração de alimentos pois, por serem onívoros, os porcos consomem praticamente todo tipo de alimento. A dieta dos suínos pode variar de capins, vegetais, raízes e grãos até pequenos répteis!

 [pic 4]

Figura 1.2 Vista dorsal e vista lateral, respectivamente, da anatomia dentária inferior de suínos. Fonte: S.O.S. Suínos. Disponível em:  http://www.sossuinos.com.br/consultas/idadesuino.htm

Numeração

Dentes

De 11 a 9

De 8 a 5

4

De 3 a 1

Molares (M3 a M1)

Pré-molares (P4 a P1)

Canino (C)

Incisivos (I3 a I1)

Tabela feita de acordo com a figura 1.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com