TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas

Por:   •  26/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Mato Grosso/CUR

Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Curso: Zootecnia
Disciplina: Zoologia

2º Estudo dirigido - Filo Arthropoda

  1. Quais são as características gerais de um artrópode?                                  R: São triblásticos, celomados, protostômicos, simetria bilateral, com o corpo segmentado, dividido: cabeça, tórax e abdome, possuem apêndices articulados e exoesqueleto cuticular: proteínas, lipídios, quitina e carbonato de cálcio, a cabeça com olhos e ocelos (perdidos em vários grupos), a principal cavidade do corpo é a hemocele, celoma reduzido a porções do sistema reprodutor e excretor, o crescimento é através de muda (ecdises).
  2. Como é dividido o corpo dos aracnídeos?                                          R: Cefalotórax e abdome.
  3. Explique os prejuízos e benefícios que os aracnídeos podem apresentar para o homem.                                                                                     R: Os aracnídeos destacam-se para os seres humanos como animais perigosos e de importância médica/veterinária pela capacidade de transmitir doenças ou causar danos a plantações agrícolas (ácaros), e/ou pela ação do veneno de algumas espécies (aranhas e escorpiões).
  4. Qual a principal diferença entre quilópodes (lacraia) e diplópodes (piolho-de-cobra).                                                                                  R: Quilópodes (lacraia) possuem pernas longas que saem lateral do corpo: corridas longas e rápidas, são predadores, alimentam-se de invertebrados menores e alguns pequenos vertebrados (Scolopendra), utilizam suas presas e injetam veneno produzido por glândulas. Diplópodes (piolho-de-cobra) possuem pernas curtas que se originam da região ventral do corpo: corridas lentas, mas movimentos são mais fortes, o que ajuda na escavação, movem sincronicamente os dois pares de pernas de cada diplosegmento, são detritívos, alimentam-se de material vegetas morto em decomposição, reciclam material vegetal, algumas poucas espécies são herbívoras, micófagos e carnívoras.
  5. Diferencie morfologicamente um crustáceo de um inseto.                          R: Crustáceos são divididos por cefalotórax e abdome, possui respiração por brânquias, pseudotraquéias (isópodes) ou superfície corporal (área de cutícula fina) e excreção por glândulas antenais. Insetos são divididos por cabeça, tórax e abdome, possui respiração por traquéias e excreção por túbulos de malpighi: túbulos de fundo cego que se estendem para o centro da hemocele a partir da parede do trato digestivo.
  6. Explique qual a relação entre o exoesqueleto e o processo de muda/ecdise que os artrópodes passam.                                                          R: A troca do exoesqueleto se denomina de muda/ecdise, ou seja, é o crescimento dos artrópodes.
  7. Cite quais são os órgãos respiratórios e excretores dos aracnídeos, miriápodes, crustáceos e insetos.                                                  R: Os órgãos respiratórios dos aracnídeos: pulmões foliáceos e traquéias, miriápodes e insetos: traquéias, crustáceos: brânquias, pseudotraquéias (isópodes) ou superfície corporal (área de cutícula fina) e excretores dos aracnídeos, miriápodes e insetos: túbulos de malpighi: túbulos de fundo cego que se estendem para o centro da hemocele a partir da parede do trato digestivo e nefrídios: crustáceos: glândula antenais, aracnídeos: glândulas coxais.
  8. Como os crustáceos e insetos podem ser explorados pelo homem?                  R: Os crustáceos têm grande importância comercial, pois é base econômica de muitas pessoas, por ser rico em proteínas e são utilizado para enriquecer a dieta humana, na grande maioria das vezes em áreas litorâneas, os insetos também tem grande importância comercial, com os “produtos” que fabricam como, por exemplo, o mel das abelhas e a seda do bicho-da-seda, também são bastante utilizados como controle biológico de pragas nas plantações, por ser um método eficiente e economicamente viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com