Ciências Sociais / Aula-Tema 9: População e Meio Ambiente - Ciências Sociais

Aula-Tema 9: População e Meio Ambiente - Ciências Sociais

Ensaios: Aula-Tema 9: População e Meio Ambiente - Ciências Sociais
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Paulo  31 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 1101   |   Páginas: 5
Visualizações: 440

...

no planeta, foi calculada com base em pesquisa encomendada ao Ibope. Os pesquisadores ouviram 2002 pessoas, em 142 municípios, de 13 a 18 de maio.

A conclusão do estudo é de que, se 82% da classe alta mantiver os maus hábitos, a Terra não vai aguentar. O mesmo vale para 46% da classe C e 21% das classes D e E. A situação é mais crítica no Sudeste, em que os hábitos de 61% dos entrevistados comprometem a sustentabilidade do planeta. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes o porcentual chega a 71% em comparação aos 21% dos municípios com até 20 mil moradores.

Contra a classe alta pesam, sobretudo, os hábitos de transporte, pois 33% dos entrevistados desse segmento usam o carro como único meio de transporte e, na maioria das vezes, trafegam sozinhos. Além disso, 23% viajam de 1h e 10 horas de avião por ano. Nesse caso, contam na pegada ecológica o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes desses meios de transporte.

Na hora de tratar do lixo, no entanto, a classe alta se sai melhor. O descaso com a reciclagem é maior entre os pobres - 77% deles juntam todo o lixo em só saco e só 11% separam os materiais recicláveis. Entre as classes A e B, 54% colocam o lixo em um saco e 38% o separam. No geral, 67% dos brasileiros juntam recicláveis e não recicláveis. Apenas 25% dos entrevistados separam o orgânico do reciclável e não mais que 5% destinam o lixo seco para a reciclagem e o orgânico para compostagem.

Estadão – 06/08/2008. Disponível na web em http://www.estadao.com.br/geral/not_ger185119,0.htm. Acesso em: 04/06/2010

A partir do contexto apresentado, não é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Os atuais padrões de consumo não são apenas extremamente desiguais, como também produzem um impacto severo sobre o meio ambiente

b. Os padrões de consumo podem causar danos à base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade

c. O debate em torno do meio ambiente e do desenvolvimento econômico não depende da questão d

os padrões de consumo

d. Os ricos são os principais consumidores, mas é sobre os pobres que recaem os impactos mais violentos dos danos ambientais

Resposta correta: O debate em torno do meio ambiente e do desenvolvimento econômico não depende da questão dos padrões de consumo.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Pergunta 4

Observe a charge com a personagem Mafalda, elaborada por Quino:

Na charge, Mafalda aponta que o planeta Terra está “doente”. Esta “doença” pode ser associada aos problemas ambientais, que o planeta está submetido graças às ações humanas.

Sobre este quadro, é correto apontar que:

Escolher uma resposta.

a. Entre as ameaças ambientais do mundo contemporâneo estão a poluição e os resíduos lançados no meio ambiente, e o esgotamento de recursos renováveis.

b. A poluição do ar resulta basicamente dos gases emitidos por automóveis.

c. O aquecimento global não apresenta um impacto no esgotamento do abastecimento de água.

d. Os resíduos sólidos, isto é, o lixo, ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias