Ciências / Valoração Ambiental

Valoração Ambiental

Artigos Científicos: Valoração Ambiental
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Carlos  29 setembro 2011
Tags: 
Palavras: 1448   |   Páginas: 6
Visualizações: 222

...

mpre considerar os custos e benefícios existentes na condição ambiental original, para efeitos de comparação com a condição ambiental alterada. Por exemplo, no caso da estimativa dos custos decorrentes da erosão causada pelo desmatamento, deve ser levado em conta que, mesmo mantida a cobertura vegetal original, existiria um taxa de erosão natural com um certo custo associado

1.2 - Dose-Resposta:

É uma variação da abordagem anterior, porém aplicada às relações entre níveis de poluição e as respectivas respostas biológicas das plantas, animais e seres humanos. Se o efeito da poluição em um determinado rio for, por exemplo, a queda na produção de peixes, este efeito poderá ser valorado via mercado, que terá menor oferta de peixe, aumentando assim seu preço e retraindo a demanda diante da alta do preço.

1.3 - Custo de Compensação ou Recuperação:

Quando uma medida de compensação ou recuperação ambiental deve ser tomada, em função da existência de um fator de coerção (legal, político ou administrativo), como o caso de uma firma que polui um rio e é multado e obrigado a tratar a água. O seu custo pode ser utilizado como uma estimativa do valor do atributo ambiental que foi degradado, ou como uma primeira estimativa do valor da conservação de ambientes semelhantes.

1.4 - Custo de Oportunidade:

Nesta abordagem é assumido que o uso de um recurso para uma determinada atividade pode ser estimado a partir do benefício sacrificado em uma atividade alternativa. Assim, o custo de não licenciar a conversão de um banhado, para o uso na agricultura, visando a preservação ambiental, pode ser estimado pelo valor da produção agrícola sacrificada. Se esta decisão for socialmente acordada, este custo representará uma estimativa mínima do valor da preservação do banhado para a sociedade.

2. Aquelas que buscam estimar uma curva de demanda para um dado bem ou serviço ambiental ou para um dado nível de qualidade ambiental. Neste grupo tem-se:

2.1 - Valoração

Contingente:

Neste método o objetivo é estimar uma curva de demanda através de entrevistas nas quais os indivíduos devem expressar, em termos monetários, as suas preferências ambientais quando confrontados com um mercado hipotético, o qual é construído a partir de uma série de contingências.

É assumido que os valores atribuídos pelos indivíduos dependem das contingências estabelecidas e que são, portanto, valores contingenciais. Basicamente, o método consiste em entrevistar uma amostra da população, no local do bem ou serviço ambiental avaliado ou em seus domicílios, e questioná-los sobre sua disposição de pagamento - DDP pelo acesso a este recurso ou por melhorias em sua condição, quando inserido em um cenário de opções chamado “mercado contingencial”. A agregação das DDPs individuais da amostra pode ser então utilizada para estimar a DDP total da população alvo. Outra forma de aplicação do método consiste em estimar o valor mínimo que os indivíduos estariam dispostos a acei ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias