A Evolução Tecnológica
Por: Vinicius Matos • 16/5/2018 • Resenha • 667 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
A evolução tecnológica está cada vez mais presente em nosso cotidiano, é notável pois o propósito dessa mudança é a melhoria e facilitação dos processos de produção de recursos disponíveis para os seres humanos, tal que um dos processos que tem sido favorecido pela tecnologia é a automação, que com a sua implementação veio beneficiando de um modo geral a pratica de técnicas que antes tinham sua realização restrita a certo ponto.
Pela definição do dicionário a automação é o “sistema pelo qual os mecanismos controlam seu próprio funcionamento, quase sem interferência do homem” (AURÈLIO, 2002), sendo assim gerando mais segurança e qualidade nos processos. A automação pode ser definida também como um “desenvolvimento posterior à mecanização onde um sistema em que os processos operacionais em fábricas são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano” (HOUAISS, 2004) tendo em vista que na automação é feito o uso de vários meios para sua prática como sensores, GPS e tomada de decisão entre outros. Ghinato diz que “A partir desta inovação a operação da máquina dispensava a atenção constante do operador durante o processo, viabilizando a supervisão simultânea de diversas máquinas” (GHINATO, 1996). Com isso temos que automação é um termo bastante atual, se olharmos ao nosso redor e ver a sua aplicação em grande escala.
Tecnologia segundo Blanco e Silva (1993), vem do grego technê (arte, ofício) e logos (estudo de) e refere-se ao uso de métodos científicos e técnicas, tendo como objetivo básico a resolução de problemas. Longo (1984), indica que “tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços”.
Um dos ambientes nos quais a automação vem sendo introduzida para um avanço produtivo é na agricultura, pois a agricultura é um meio no qual cada ser humano está incluído diariamente, talvez não diretamente, mas indiretamente através de um produto de consumo. A agricultura antes dos avanços tecnológicos tinha suas práticas limitadas, já que para realização de alguns métodos exigia de técnicas ainda não tão tradicionais. Sabemos então que com tais avanços a agricultura não só foi favorecida como abrangeu suas áreas de atuação, fazendo que surgisse mais campos de capacitação.
Temos que a tecnologia aplicada a automação da agricultura é a união dos termos automação e tecnologia citados acima, de modo que, que a implementação do mesmo, vem facilitando funções elementares básicas. Portanto, a abordagem a ser seguida será de temas pertinentes a automação agrícola e o funcionamento de suas tecnologias, sendo eles: Agricultura de Precisão, Automação da Irrigação, Sensoriamento Remoto e Automação em Tratores.
A necessidade de monitoramento terrestre, sempre foi busca de estudos e avanços tecnológicos, nas diversas áreas tecnocientíficas. Este avanço se deu, quase que concomitantemente aos avanços espaciais, onde a chegada até a exosfera do planeta terrestre, se deu por conquista na década de 1950. Dentre os diversos métodos de monitoramento terrestre, o sensoriamento remoto, se mostra superior em relação aos demais, ele tem a capacidade de fazer o monitoramento, a partir de espectros eletromagnéticos, ou seja, utilizando-se de ondas eletromagnéticas não visíveis. O sensoriamento remoto tem como característica, oferecer apoio aos grandes agricultores no Brasil, e por consequente, em diversas áreas onde se atua esta tecnologia. Outrossim, o sensoriamento remoto, proporciona uma visão sinóptica da superfície, e um custo relativamente baixo.
...