A Faculdade Catolica
Por: Anny Carolina Ferreira Zeny • 7/6/2017 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
CURSO DE AGRONOMIA
CONTROLE DE CAPIM-AMARGOSO
Amanda Bertagia Franco Martins
Joyne Kuhn
Proposta de pesquisa apresentada à disciplina Português Instrumental como requisito parcial para obtenção da nota do 2º Bimestre no Curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins.
Professorara: Eliane Ferreira do Nascimento
Palmas, 26 de maio de 2017.
SUMÁRIO
1.0. INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA 3
2.0. PROBLEMÁTICA 4
3.0. HIPÓTESES 5
4.0. OBJETIVOS 6
4.1. GERAL 6
4.2. ESPECÍFICOS 6
5.0. METODOLOGIA 7
6.0. REFERÊNCIA 8
1.0. INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA
Esta proposta de investigação tem como objeto o combate do capim-amargoso, este projeto visa fazer uma pesquisa no âmbito do meio rural, localizado em Palmas, na Fazenda Bela Vista, com a finalidade de buscar novos métodos sobre o combate, esta pesquisa é de suma importância porque o capim-amargoso causa um grande prejuízo na lavoura, e para o bolso do agricultor.
Tema foi escolhido com o intuito de ajudar o agricultor no combate dessa planta daninha. Diminuindo assim o prejuízo do solo, e aumentar a produtividade da safra.
2.0. PROBLEMÁTICA
O problema á ser investigado e o capim-amargoso.
Esta proposta de investigação surgiu a partir da necessidade de se fazer um estudo que venha contribuir com os conhecimentos científicos relacionados ao combate do capim-amargoso, que tem como importância solucionar o problema tanto na parte pratica quanto na teórica. Devido ao seu auto poder germinativo resistência a herbicidas, espalha-se pelo vento, muitas vezes gerando surpresas para o agricultor, sendo mais comum na soja e no capim.
3.0. HIPÓTESES
Alem de causar um grande prejuízo no solo e na produtividade da safra, causa também na parte financeira para o agricultor, pois a produtividade da cultura pode cair em ate 80%, e pode exigir um aumento financeiro em ate 200% por safra.
4.0. OBJETIVOS
4.1. GERAL
O objetivo geral desta pesquisa é solucionar a forma de combater o capim amargoso, assim fazendo com que aumente a rentabilidade da safra.
4.2. ESPECÍFICOS
- Controlar a erva daninha a partir do uso de herbicida.
- Diminuir os gastos.
- Aumentar a produtividade da safra.
5.0. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos traçados neste projeto, será adotada a seguinte metodologia ,torna-se pertinente a investigação de outros herbicidas pós-emergentes, a serem utilizados em associação com glyphosate, para o controle de biótipos de capim-amargoso (Digitaria insularis) resistentes ao glyphosate. O experimento será desenvolvido no município de Palmas, TO, na área da fazenda Bela Vista, durante os meses de outubro de 2017 a março de 2018 . A aplicação acontecera quando as plantas de capim-amargoso estiverem no estádio de 3 a 5 perfilhos. Os tratamentos consistirão de diferentes herbicidas em associação com glyphosate. Ira ser realizada a avaliação percentual de controle aos 7, 14, 21, 28 e 35 dias após a aplicação e a coleta e pesagem da massa seca da parte aérea da planta daninha. Os tratamentos que possivelmente irão obter melhores resultados serão glyphosate em mistura com clethodim, complementado por paraquat + diuron 7 dias após a primeira aplicação e glyphosate em associação com clethodim complementado por amônio-glufosinato 7 dias após a primeira aplicação. Ainda, os tratamentos glyphosate misturado a haloxyfop-methyl, glyphosate + fenoxaprop-p-ethyl + clethodim e glyphosate + tepraloxydim , possivelmente mostrarão excelente desempenho, com aplicação única.
...