TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mitose e Meiose

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

1-Introdução

Neste trabalho abordarei o assunto Mitose e Meiose, na qual a Mitose e a Meiose são processos de reprodução celular que ocorrem nos seres vivos, originando células para diferentes objetivos.

No caso da Mitose ela produzirá duas células filhas igual à célula mãe. E na Meiose ela produzirá quatro células filhas, com a metade do material genético da célula mãe.  

2- Desenvolvimento

Mitose

A Mitose é uma célula diploide na qual se dividirá e formará duas células diploides

(divisão equacional).  Ela gera células para compor tecidos e órgãos, denominadas de células somáticas. O corpo está sempre se renovando e faz a Mitose desde o surgimento do zigoto até a morte do ser vivo. Isso também ocorre para a regeneração celular quando há um machucado, por exemplo.

A maioria das divisões celulares que ocorre no nosso corpo é a Mitose.

No caso da Mitose, ela deve-se assegurar-se que todas as suas células filhas, tenham a mesma quantidade de material genético, pois a mudança da quantidade do material genético (aumento/diminuição) costuma não funcionar direito e podem inclusive não sobreviver e/ou causar câncer.

Então, quando há o processo de divisão celular da Mitose, a célula mãe não dividirá seu DNA aleatoriamente, elas separam seus cromossomos em uma série de etapas, até formar as células filhas idênticas à célula mãe.

Fases da Mitose

A Mitose consiste em quatro fases básicas, sendo elas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

Antes de começar o processo denominado Prófase, as células entrarão na interfase aonde o material genético irá se preparar a Mitose. Nesse processo, o material genético está em forma de filamentos de cromatina, comandando todas as suas atividades através da síntese do RNA. Esse processo pode ser divido em três etapas.

G1: Acontece a duplicação do DNA. Há a síntese do RNA com instruções para a produção de proteína, inclusive aquelas responsáveis pela sinalização do inicio da divisão celular;

S: Nessa etapa, o DNA e os filamentos de cromatina se duplicam, as histonas (proteínas constituintes do cromossomo) são sintetizadas, ocorrendo à duplicação dos centríolos;

 G2: Nessa ultima etapa a célula retornará a síntese de proteínas começadas na etapa G1 e as moléculas envolvidas com a divisão celular são sintetizadas.

Neste período, um grupo de enzimas realizará a verificação das condições da célula que entrará em divisão: se o tamanho ideal foi atingido, se o DNA não está danificado, se o meio em que se encontra a célula está favorável, etc. Toda essa verificação ocorrerá entre as etapas G1 e G2. Caso for detectado algum problema que pode ser corrigido, o ciclo celular é interrompido ou prorrogado. Se o problema não tiver solução, a célula tem sua morte programada por um mecanismo conhecido como apoptose. Nele, diversas alterações são realizadas no núcleo e no citoplasma, onde ela acabará morrendo e consequentemente, ocorre a fagocitose por células de defesa do organismo.

Prófase: Na prófase inicia-se a condensação dos cromossomos, essa condensação tornará os cromossomos cada vez mais curtos e grossos. A medida de que o cromossomo se condensa, os filamentos duplicados ficam unidos no centrômero e recebem o nome de cromátide.

O fuso mitótico começa a se formar (sua função é organizar os cromossomos e move-los durante a mitose). E o nucléolo desaparece (significando o rompimento do núcleo).

No final da Prófase, também conhecida como Prometáfase, os cromossomos concluem a condensação ficando bem compactados. O envoltório nuclear se rompe, liberando os cromossomos e o fuso mitótico cresce ainda mais e os microtúbulos começam a capturar os cromossomos.

Os microtúbulos podem se ligar através do cinetócoro (arranjo de proteínas encontradas no centrômero de cromátide irmã; Centrômeros são regiões do DNA onde as cromátides irmãs são mais firmemente conectadas).

Os microtúbulos que se liga a um cromossomo são chamados de microtúbulos cinetocóricos, e os que não se ligam aos cinetócoros, podem se ligar a microtúbulos do polo oposto, estabilizando o fuso. Mas os microtúbulos que se estendem de cada centrossomo em direção à borda da célula, formando uma estrutura é chamada de áster.

Metáfase: O fuso já capturou todos os cromossomos e os deixou pronto para a divisão. Então todos os cromossomos já estão todos alinhados na placa equatorial (termo designado apenas para o plano que os cromossomos se encontram alinhado).  Após isso os dois cinetócoros de cada cromossomo devem ligar-se a microtúbulos de polos opostos do fuso. Antes de começar a próxima fase (Anáfase) a célula verificará se todos os cromossomos na placa equatorial com seus cinetócoros estão corretamente ligados aos microtúbulos. Isto é chamado de ponto de checagem do fuso, pois ajuda a garantir que as cromátides irmãs se dividam uniformemente entre as duas células-filhas quando se separarem na próxima etapa. Se caso um cromossomo não estiver adequadamente ligado e/ou alinhado, a célula para a divisão até que o problema seja resolvido.

Anáfase: nessa fase as cromátides irmãs se separam e são empurradas em direção as extremidades oposta da célula. A proteína cola que mantem as cromátides irmãs juntas é rompida permitindo que elas se separem, agora cada uma é um cromossomo único denominada de cromossomos-filhos/cromossomos-irmãos. Esses cromossomos são empurrados em direções aos polos opostos das células.

Os microtúbulos que não são ligados aos cromossomos se alongam e empurram separando mais ainda os polos da célula.

Todos esses processos são conduzidos pelas proteínas motoras, essas proteínas são como maquinas que conseguem transportar cargas pelas trilhas dos microtúbulos. No caso da Mitose, essas proteínas carregam cromossomos ou outros microtúbulos enquanto se deslocam.

Telófase: A célula está quase totalmente divida, começando então a reestabelecer sua estrutura normal à medida que a citocinese toma lugar.

Então o fuso mitótico é divido e dois novos núcleos são formados, um para cada conjunto de cromossomo. A membrana nuclear e os nucléolos reaparecem; Os cromossomos começam a se descondensar e voltar a sua forma “filamentosa” (sua estrutura normal).

Então a citocinese - divisão do citoplasma da célula, para formar duas novas células- sobrepõe-se aos estágios finais da mitose. Ela pode começar tanto na anáfase quanto na telófase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com