TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPOS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

Por:   •  17/11/2020  •  Seminário  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

        

                 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPOS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

 

 

ADENILSON PEREIRA CAVALCANTE

 

 

 

 

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ANATOMIA ANIMAL

SISMTEMA DIGESTÓRIO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

 

 

 

 

 

 

 Bom Jesus-PI 2019

ADENILSON PEREIRA CAVALCANTE

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ANA
TOMIA ANIMAL

SISTEMA DIGESTÓRIO DOS ANIMAIS DOMESTICOS

 

 

Relatório apresentado a Universidade Federal do Piauí na disciplina de Anatomia e Fisiologia Animal como requisito parcial par a obtenção de nota.

Professor: José Pires de Carvalho Neto

 

Bom Jesus-PI 2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        MATERIAIS        5

2.2.        MÉTODOS        5

2.3.        RESULTADOS E DISCURÇÕES        5

3.        COMCLUSÃO        6

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

Anexos        8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

O sistema digestivo é constituído por um conjunto de órgãos que são responsáveis pela transformação das partículas alimentares de grandes dimensões em moléculas pequenas de tamanho absorvível. Os hábitos alimentares dos animais domésticos são bastante diversificados e podem ser classificados em carnívoro, onívoro e herbívoro. Já em relação ao seu sistema digestório eles podem ser monogástricos ou poligástrico (ruminante).

Os animais classificados como monogástricos são as aves, suínos. espécies que não tema celulose como base na sua alimentação; ruminantes são os bovinos, caprinos e ovinos. Possuem fermentação pré-gástrica e quatro câmaras formando o estômago; fermentantes pós-gástricos alguns vertebrados herbívoros, apresentam câmara no intestino grosso especializadas em manter uma comunidade mista de micro-organismos fermentadores em seu intestino posterior, a parte do intestino que, nos mamíferos corresponde ao intestino grosso e ao ceco (HILL et al., 2016).

A boca é o início do processo com a captura do alimento, maceração do tecido, insalivação e formação do embolo alimentar. O alimento passa pela faringe que o leva ao esôfago, um tubo muscular que leva o alimento ao estomago. em ruminantes é responsável pelo peristaltismo reverso. No estomago o alimento passa por intensa degradação química e biológica de suas partículas.

 No retículo ocorre à formação de pequenos bolos de comida que retornam para a cavidade oral do animal para ser ruminado (mastigado) e, novamente deglutido. O omaso a função de absorção de água e sais e no abomaso ocorre a degradação química. O estomago dos monogástricos há apenas uma estrutura.

O intestino delgado é subdividido em duodeno, jejuno e ílio a qual tem a função da digestão enzimática e absorção. O que não é absorvido é passado para o intestino grosso que também apresenta subdivisões: ceco e cólon é responsável pela digestão biológica em alguns animais monogástricos o reto é o último seguimento, responsável pela absorção de água e sais e pela formação do embolo fecal.

O objetivo da aula prática foi conhecer as características anatómicas e fisiológicas do aparelho digestório, de animais ruminantes e monogástricos, fornecendo ao aluno, o material real ao qual é o foco de estudo teórico em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (532.9 Kb)   docx (440.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com