TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Hidrologia

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

A precipitação é a forma de água proveniente da atmosfera que atinge a terra em diversas formas como: chuva, orvalho, granizo, essas formas variam de acordo com o estado da água.

A chuva apresenta a principal forma de precipitação para a hidrologia, essa precipitação constitui a entrada de água da bacia hidrográfica, dessa forma torna-se um sistema para estimar a precipitação de uma bacia, assim pode-se avaliar a necessidade de irrigação, previsão de enchentes nos rios e demandas de abastecimento para a população.

Para que a chuva ocorra deve haver condições para a formação e crescimento de gotículas de água, elas devem haver peso superior que a suspensão na atmosfera, ao atingir peso suficiente elas precipitam.

Há diferentes mecanismos que agem, conforme cada mecanismo as precipitações são classificadas em convectivas, orográficas e frontais:

Convectivas: Há uma elevação excessiva na temperatura gerando precipitações intensas e de pequena duração, ocorre em pequenas áreas com frequência e geralmente em regiões equatoriais.

Orográficas: O ar quente e úmido do oceano ocorre devido á obstáculos como montanhas e serras, ao subir ocorre a precipitação, geralmente são de pequena intensidade, longa duração cobrindo pequenas áreas.

Frontais: O ar decorre de um encontro de massas de ar frio e quente, é caracterizada por ser de longa duração e média intensidade, cobre grande áreas.

Além da classificação da chuva há as caracterizações da precipitações, assim é caracterizada pelas seguintes grandezas:

Altura pluviométrica(P): Representa a espessura média da lâmina de água precipitada, sendo geralmente adotada como unidade o milímetro (mm);

Duração(t): Representa o período de tempo durante o qual ocorreu a precipitação  geralmente em horas (h) ou minutos (min) como unidade;

Intensidade(i): fazendo-se a relação da lâmina de água precipitada com o intervalo de tempo transcorrido, obtém-se a intensidade dessa precipitação, geralmente em mm/h ou mm/min; assim i = P/t;

Tempo de recorrência(Tr): Representa o número médio de anos durante o qual se espera que uma determinada precipitação seja igualada ou superada.

        Para realizar as medições das precipitações há diversos instrumentos usuais como: pluviômetro e o pluviógrafo.

Pluviômetro : Esse instrumento armazena a água da chuva e realiza a leitura por meio de uma  proveta, normalmente, a leitura deve ser diariamente, às 7h da manhã.

Pluviógrafo: Possui um mecanismo de registro automático da precipitação, permite ter informações mais detalhadas ao longo do tempo, além de uma maior precisão também.

Análise de Dados

        É comum a instalação de um posto de análise de dados, a observação deve ser realizada de forma interrupta, muitas falhas ocorrem nessas observações, para minimizar falhas são utilizados alguns métodos:

Método da ponderação regional: Este método consiste em estimar a precipitação ocorrida no posto com falha considerando-a proporcional às precipitações em postos vizinhos, tal método é utilizado selecionando ao menos três postos vizinhos àquele com falha, os quais devem estar localizados em região climatologicamente semelhante ao posto com falha,                    esse método é normalmente usado para séries mensais ou anuais, não sendo recomendado para séries diárias, devido à grande variabilidade temporal e espacial da precipitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com